I am Church

Vídeo aborda Palavra de Deus na vida das pessoas com deficiência

Por ocasião do Domingo da Palavra de Deus, o último vídeo da série #IamChurch traz essa temática

Da Redação, com Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

O último vídeo da série #IamChurch aborda a Palavra de Deus na vida das pessoas com deficiência. A produção conta a história da Antonietta e Federico, dois jovens romanos que vivem a sua experiência de fé dentro de uma comunidade de Fé e Luz.

A história deles é particularmente significativa nesses dias em que a Igreja celebra o domingo da Palavra de Deus. Na celebração, pela primeira vez, o Papa Francisco vai conferir o ministério do leitorato, do acolitato e de catequista a alguns leigos.

Os dois testemunham que “o Evangelho é para todos” e contam, com palavras de explosiva alegria, quão profundamente o encontro com Jesus mudou a vida deles. Antonietta não esconde a dificuldade de conviver com a deficiência. “Agora, veem-me sorrir o dia inteiro, mas há também momentos em que me pergunto: “Mas por quê?”.

Confira as outras temáticas da série
.: Pessoas com deficiência: divulgado primeiro vídeo da série “I Am Church”
.: Jovens surdos dão testemunho no segundo vídeo da série “I Am Church”
.: Vídeo da série “I am Church” apresenta religiosas com Síndrome de Down
.: Quarto vídeo da série “I am Church” traz reflexão de padre sobre limite

Apesar disso, a sua história é a de uma mulher serena, que vive enraizada na escuta da Palavra de Deus e que sente que deve dar o dom que recebeu. Para tanto, decidiu engajar-se no catecismo das crianças.

Já o Federico, que não sabe ler, narra como se aproximou da Palavra através da leitura dentro da sua comunidade. Desta forma, Jesus torna-se “uma presença que me acompanha. Sempre, mesmo neste momento”.

Antonietta explica de onde vem a sua alegria e determinação. “Se não fosse por Ele, sinceramente, não sei de onde eu tiraria esse sorriso que trago todos os dias. O problema da deficiência é que alguém que não o vive não consegue entender uma pessoa que está aqui [na cadeira de rodas, ndr]. Então Deus, para mim, é tudo”.

Sobre a série #IamChurch

A série #IamChurch é uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no âmbito do Ano “Família Amoris Laetitia”. É uma viagem através de cinco vídeos, à descoberta de pessoas tantas vezes vítimas da cultura do descarte, que testemunham de uma humanidade sorridente e nem um pouco vitimista: o rosto atraente da Igreja. Homens e mulheres, leigos e consagrados, teólogos ou simples fiéis, que mostram a complexidade e a riqueza do mundo da deficiência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo