Vaticano

Vice-presidentes da CNBB se encontram com o Papa Francisco em audiência

Dom Jaime Spengler e Dom Mário Antonio Silva estiveram com o Santo Padre nesta quinta-feira, 13

Da redação

Dom Jaime Spengler e Dom Mário Antonio Silva estiveram com o Santo Padre nesta quinta-feira, 13/ Foto: Bohumil Petrik/CNA

Nesta quinta-feira, 13, os vice-presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, e o bispo de Roraima (RR), Dom Mário Antonio Silva, se encontraram com o Papa Francisco em audiência no Vaticano. 

A audiência já estava marcada há algum tempo, mas devido a algumas situações só os dois puderam ir representando a presidência da CNBB. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado, não participou do encontro por ter tido resultado positivo para covid. Já o presidente da entidade, Dom Walmor de Oliveira, não viajou devido à situação provocada pelas enchentes na Bahia e em Minas Gerais.

“A audiência foi agradabilíssima. Um momento realmente muito forte e muito bonito de comunhão, que inclusive ultrapassou o tempo previsto para tal. Um momento de diálogo, centrado no que verdadeiramente é importante na nossa vida de Igreja”, disse Dom Jaime. 

Durante o encontro, os vice-presidentes fizeram um relato ao Santo Padre da 58ª Assembleia Geral da CNBB, e trataram sobre a próxima Assembleia.

“Traçamos também algumas indicações a respeito do contexto socio-econômico e político que vivemos no nosso Brasil. Foram apresentados alguns desafios, a transmissão da fé às novas gerações, a questão das vocações, aquilo que nós denominamos ‘o retorno após este tempo de pandemia‘.”

Um destaque especial foi dado à programação prevista para a Celebração dos 15 anos da Conferência de Aparecida. “Nesse sentido o Santo Padre está muito atento e afirma que há muito ainda a explorar do Documento de Aparecida.”, ressalta Dom Jaime. 

O vice-presidente lembrou que o pontífice reza pelos brasileiros e que envia a todos a sua bênção.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo