Preparativos

Vaticano organiza coletânea sobre o Concílio para o Jubileu 2025

Iniciativa editorial em preparação ao ano jubilar é uma resposta ao pedido do Papa Francisco para dedicar 2023 à redescoberta das quatro Constituições conciliares

Da Redação, com Vatican News

Foto: Divulgação

Em preparação ao Ano Jubilar que a Igreja viverá em 2025, o Dicastério para a Evangelização preparou uma iniciativa editorial. Uma coletânea reúne 34 pequenos volumes publicados pela Shalom sob o título “Giubileo 2025 – Quaderni del Concilio” (“Jubileu 2025 – cadernos do Concílio”, em tradução livre). A iniciativa é com base no pedido do Papa Francisco para dedicar 2023 à redescoberta das quatro sessões conciliares.

“O objetivo é o de suscitar interesse para que o Concílio Vaticano II se torne atual na vida das pessoas”, declarou ao canal Telepace o pró-prefeito do Dicastério Vaticano, Dom Rino Fisichella. Anunciando o lançamento da versão da coletânea em outras línguas além do italiano, o bispo se debruçou sobre o pensamento de Francisco na introdução do primeiro volume dedicado à história e ao significado do Concílio Vaticano II para a Igreja.

Leia também
.: Papa aprova lema do Jubileu 2025: “peregrinos de esperança”

“Ele quis escrevê-la precisamente para dizer o quanto é importante a redescoberta do Concílio e seu significado para a vida da Igreja em todos esses sessenta anos”. Dom Fisichella recorda como o Concílio chamou a Roma para três anos intensos de trabalho mais de três mil bispos de todo o mundo, que definiram o novo rosto da Igreja à luz das mudanças sociais em curso.

“Sessenta anos depois – sublinha – sentimos ainda mais esta necessidade: a mudança cultural e a presença das tecnologias digitais e da Internet obrigam-nos a anunciar o Evangelho também com uma linguagem diferente, sobretudo às novas gerações”.

As características dos livros

Os livros da coletânea privilegiam a agilidade, a começar pelas pequenas dimensões. “São realmente cadernos – explica o pró-prefeito – que você pode colocar no bolso, pode ler em qualquer lugar e foram escritos de forma muito simples analisando as quatro Constituições nos temas principais”.

Os autores são teólogos, estudiosos da Bíblia, mas também jornalistas. “São pessoas que estudaram o Concílio e souberam usar uma linguagem cativante para falar dele”.

Cada uma aborda um tema diferente ao longo dos quatro eixos principais: Dei Verbum; Sacrosanctum Concilium; Lumen Gentium; Gaudium et Spes. Fala-se de Tradição; da Sagrada Escritura; de liturgia; de sacramentos; de música. Espaço também para a santidade, para a família, para os leigos, para as pessoas consagradas.

No caminho sinodal rumo ao Jubileu

Questões que assumem uma importância ainda maior à luz do caminho sinodal e em vista do Jubileu 2025. Um compromisso que – recorda Fisichella – baseia-se em um duplo pedido: ser peregrinos e, portanto, colocar-se em caminho escolhendo o essencial apara levar na mochila e de ser dispensadores de esperança.

“A esperança obriga-nos a olhar para o futuro e a dar sentido ao nosso presente”, prossegue o prelado, acrescentando que a organização já começou e é intensa. “O Jubileu está ganhando espaço nas sensibilidades das dioceses e de nossas comunidades; portanto, é óbvio que o trabalho aumenta, mas vamos conseguir”.

Agora as atenções também estão voltadas para o hino. “A competição internacional termina em março”, recorda Fisichella. “Recebemos dezenas de partituras de diferentes partes do mundo e a escolha caberá à comissão internacional de músicos”.

Entre as outras etapas está o lançamento do site oficial e do aplicativo, que serão essenciais para a presença no ambiente digital. “Depois vamos nos concentrar no que teremos que organizar de forma mais concreta em termos de infraestrutura”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo