Tempo da Criação

Vaticano incentiva mês de oração e ação ecumênica

Solicitação do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral já está obtendo respostas de muitas dioceses

Da redação, com Vatican News

“Todos participamos do Tempo da Criação!”. É o que afirma a carta do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral enviada a todos os bispos, conforme divulgado pelo Vaticano nesta terça-feira, 18. A mensagem incentiva os bispos a prepararem uma celebração ecumênica mundial de oração e ação para proteger a “Casa Comum”, com a duração de um mês.

O Movimento Católico Global pelo Clima e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) se unem a esta iniciativa do Dicastério. O convite é dirigido também a todas as comunidades eclesiais para que celebrem a vida e protejam a criação de Deus. Um texto com imagens oferece ideias para viver o evento: encontros de adoração e oração, coleta de lixo, apelos para uma mudança das políticas a fim de limitar o aquecimento global, e formação de comitês para promover a ecologia integral e participar da defesa, colocando em prática a ‘Laudato si’.

Muitas dioceses e paróquias no mundo já estão planejando seus eventos. O “Tempo da Criação” é um momento ecumênico partilhado pela Comunhão Anglicana, pela Federação Luterana Mundial, pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Aliança Evangélica Mundial. O site do Tempo da Criação é SeasonofCreation.org/it e contém mais informações.

“A rede da vida”: biodiversidade em risco

O tema sugerido este ano pelo Comitê diretivo ecumênico é “A rede da vida” e pretende enfatizar a necessidade de proteger a biodiversidade. Um recente relatório das Nações Unidas estima que uma a cada nove espécies de todas as existentes na Terra hoje está em risco de extinção. O “Tempo da Criação” também tem uma forte conexão com o próximo Sínodo dos Bispos para a Amazônia que discutirá a ecologia integral.

O secretário-executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Mauricio Lopez, conforme o comunicado, afirmou: “O Tempo da Criação é uma oportunidade para refletir sobre as maneiras em que amamos as culturas em todas as suas diversidades, especialmente a diversidade das comunidades na Amazônia. É uma oportunidade para amar o rosto de Deus e como se apresenta na Amazônia”.

A carta foi assinada pelo secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, monsenhor Bruno Marie Duffé, que sublinha no texto que cuidar da Criação ajuda a proteger o legado que o Criador deixou, uma herança essencial para o bem-estar humano. O monsenhor recorda que o Papa Francisco na ‘Laudato si’ diz: “Isto impede-nos de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida. Estamos incluídos nela, somos parte dela e compenetramo-nos”.

O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson, confirmou previamente outra carta de apoio ao “Tempo da Criação”, junto com o arcebispo de Cantuária, com o representante do Patriarca Ecumênico Bartolomeu e muitos outros. O texto destaca: “com o agravamento da crise ambiental, nós cristãos somos urgentemente chamados a ser testemunhas de nossa fé, agindo com coragem para proteger o dom que partilhamos”.

O comunicado relata a declaração do diretor executivo do Movimento Católico Global pelo Clima, Tomás Insua, que sublinhou: “Celebramos o Tempo da Criação todos os anos porque é uma parte essencial da nossa fé. Honrar o Criador, proteger os vulneráveis: estes são os valores fundamentais que acolhemos como católicos e cristãos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo