Sínodo dos Jovens

Vaticano cria Conselho Consultivo Internacional da Juventude

Conselho Consultivo foi criado a partir do Documento Final do Sínodo de 2018, dedicado aos jovens, que pedia o fortalecimento  do departamento da Juventude no Dicastério

Da Redação, com Dicastério para os Leigos, Família e Vida 

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, anunciou neste domingo, 24, Festa de Cristo Rei, a criação do Conselho Consultivo Internacional da Juventude, composto por 20 jovens de diferentes regiões do mundo, pertencentes a movimentos, associações e comunidades internacionais.

Conselho Consultivo é composto por vinte jovens de diferentes regiões do mundo / Foto: Dicastério para os Leigos, Família e Vida

O Conselho Consultivo foi criado a partir de um pedido específico ao Documento Final do Sínodo de 2018, dedicado aos jovens, que pedia a criação de um Órgão para fortalecer a atividade do departamento da Juventude do Dicastério.

Os jovens escolhidos para o Conselho estão envolvidos em diferentes fases do processo sinodal, como o Fórum Internacional da Juventude que o Dicastério organizou, em junho passado, a implementação da exortação apostólica Christus vivit.

O grupo desempenhará um papel consultivo importante e proativo, colaborando com o Dicastério para aprofundar questões relacionadas a pastoral da juventude e quaisquer outras questões de interesse mais geral. A primeira reunião está agendada para Roma em abril de 2020.

Leia também:
.: Notícias especiais sobre o Sínodo da Juventude

O Brasil será representado por Lucas Ricardo Marçal Ramos, membro da Fazenda da Esperança. A nomeação tem duração de três anos. Os outros jovens nomeados são:

Béatrice Camara, Guinea; Moses Ojok, Uganda; Dominique Yon, África do Sul; Brenda Noriega, Estados Unidos; Joseph Edward San Jose, Canadá; Sofía Beatriz Cruz Estrada, El Salvador; Natalia García Jiménez; Ariel Alejandro Rojas Hernández, Chile; Agatha Lydia Natania, Indonésia; Jesvita Princy Quadras, Índia; Makoto Yamada, Japão; Tilen Čebulj, Eslovênia; Chiara VAN VOORST Van Voorst, Países Baixos; Émile Abou Chaar, Líbano; Ashleigh Green, Austrália; Carina Baumgartner, Movimento Jovem Salesiano, Áustria; Lucas Riirtuoso, Equipe Notre-Dame Jovem, Portugal)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo