Preparativos

Vaticano apresenta logo do X Encontro Mundial das Famílias

Próxima edição do evento será de 22 a 26 de junho de 2022 em Roma

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

/ Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 2, o Vaticano apresentou o logotipo oficial do X Encontro Mundial das Famílias. O evento promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida será de 22 a 26 de junho de 2022 em Roma. A organização é da diocese de Roma e o tema é “O Amor na família: vocação e caminho da santidade”.

O logo retoma a forma elíptica da colunata de Bernini, na Praça São Pedro, informa uma nota da Santa Sé. O lugar é indicativo por excelência da Igreja católica e envia-o ao seu significado original, que é o abraço acolhedor da Igreja-Mãe de Roma e do seu bispo.

As figuras humanas que estão debaixo da cúpula e da cruz representam marido, mulher, filhos, avós e netos. “Esta imagem evoca a ideia da Igreja como “família de famílias”, proposta por Amoris Laetitia (AL 87)”, explica a nota.

Leia também
.: Encontro Mundial das Famílias começou com João Paulo II

A cruz de Cristo, delineada no alto, e os muros de proteção parecem ser erguidos pelas famílias, tais autênticas pedras vivas da construção eclesial. Do lado esquerdo, em cima da fina linha da colunata, percebe-se a presença de uma família que se encontra na mesma posição das estátuas dos santos que encimam as colunas da praça. A indicação, nesse caso, é da vocação à santidade como meta possível para todos.

Famílias em saída

A família à esquerda, que aparece por detrás da linha da colunata, representa também as famílias não católicas, distantes da fé e da Igreja, que observam de fora o evento eclesial que acontece dentro.

“A comunidade eclesial sempre teve uma grande atenção para eles. Além disso, percebe-se um dinamismo das figuras em movimento para a direita. Vão para fora. São famílias em saída, testemunhas de uma Igreja que não é autorreferencial. Vão à procura de outras famílias, para tentar aproximar-se delas e partilhar com elas a experiência da misericórdia de Deus”, informa o texto.

As cores dominantes no logo são o amarelo e o vermelho, em referência ao brasão de Roma. Esse traço gráfico visa exprimir uma intensa ligação com a comunidade.

A dinâmica do encontro

O X Encontro Mundial das Famílias estava previsto para 2021, mas foi adiado para o próximo ano devido à pandemia. Foi o próprio Papa Francisco que apresentou o evento com uma videomensagem divulgada também hoje.

Como afirmou o Santo Padre, haverá uma forma inédita e multicêntrica para essa próxima edição, com iniciativas globais nas dioceses do mundo inteiro. A proposta é permitir que todos se sintam protagonistas, em um momento que ainda é difícil viajar devido à pandemia.

Serão duas modalidades paralelas. Em Roma, sede do evento, o Festival das Famílias e o Congresso teológico-pastoral, ambos na Sala Paulo VI. Também a Santa Missa na Praça São Pedro, com a participarão dos delegados das Conferências episcopais e dos movimentos internacionais engajados nas pastorais familiares.

Simultaneamente, nas dioceses, os bispos podem mobilizar programações locais similares. E isso a partir do tema do encontro com uso de símbolos que a diocese de Roma já começou a preparar (logotipo, oração, hino e imagem).

O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, constata que, ao longo dos anos, este encontro eclesial tem recebido uma participação crescente das famílias. Ele destaca a contribuição da diversidade de língua, cultura e experiência das famílias participantes. “Devemos continuar por esse caminho, procurando envolver ainda mais famílias nesta belíssima iniciativa”, comenta.

“Trata-se de aproveitar uma oportunidade preciosa e única para relançar a pastoral familiar com fervor missionário e criatividade renovados, a partir das indicações que foram dadas pelo Santo Padre na exortação Amoris Laetitia, ou seja, com a participação dos esposos, das famílias e dos pastores, todos juntos”, comenta o vigário da diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo