Coletiva on-line

Vaticano apresenta iniciativas para o IV Dia Mundial dos Pobres

IV Dia Mundial dos Pobres será celebrado neste domingo, 15, com o tema “Estende a tua mão ao pobre”

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Dia Mundial dos Pobres será celebrado em 15 de novembro./ Foto: Ben Kerckx por Pixabay

Nesta quinta-feira, 12, foi realizada, de forma on-line, a coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé para apresentar as iniciativas do IV Dia Mundial dos Pobres. O tema da data neste ano, que está em sua quarta edição, é “Estende a tua mão ao pobre” (Ec 7, 32).

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, na conclusão do Jubileu da Misericórdia. A data é celebrada no penúltimo domingo do ano litúrgico, este ano, em 15 de novembro.

O Papa presidirá, no dia 15, uma Missa, às 10h (horário de Roma), na Basílica de São Pedro, que será transmitida ao vivo pelo Vatican News e por emissoras católicas (Pela TV Canção Nova, ao vivo, às 6h, horário de Brasília). Por causa da pandemia, além dos voluntários e benfeitores, estarão presentes no local apenas 100 pessoas, para representar simbolicamente todos os pobres do mundo que, neste dia, precisam particularmente da atenção e solidariedade da comunidade cristã.

O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, recordou a mensagem do Papa Francisco para a ocasião, em que se enfatiza a urgência a que a pandemia de covid-19 submeteu ao mundo. 

“Uma mão estendida é um sinal, um sinal que fala imediatamente de proximidade, solidariedade e amor. Nesses meses, quando o mundo inteiro foi vítima de um vírus que trouxe dor e morte, desespero e perplexidade, quantas mãos estendidas vimos! As mãos estendidas de médicos … de enfermeiras … de administradores … de farmacêuticos … de padres. As mãos estendidas de voluntários que ajudaram as pessoas que viviam na rua e as que, com um lar, não tinham o que comer. As mãos estendidas de homens e mulheres que trabalharam para fornecer serviços essenciais e segurança. Poderíamos continuar a falar de tantas outras mãos estendidas, que constituem uma grande ladainha de boas obras. Essas mãos desafiavam o contágio e o medo para oferecer apoio e consolo ”(n.6). O Santo Padre continua: “Agora é um bom momento para recuperar a convicção de que precisamos uns dos outros, de que temos uma responsabilidade compartilhada pelos outros e pelo mundo” (n.7).”

Dom Rino afirmou que o Papa Francisco estendeu também sua mão com as várias iniciativas para tornar este dia mais tangível e concreto.

Apesar de ter sido suspenso, por conta da covid-19, o almoço habitual do Papa com os pobres, o dia será marcado por sinais concretos. Os pobres atendidos pela Esmolaria Apostólica (Oficina de Caridade Papal) podem fazer o teste de cotonete do vírus. A clínica têm realizado 50 testes de cotonete por dia.

“Da mesma forma, a pandemia não diminuiu a generosidade de alguns benfeitores; pelo contrário, estendeu-o e tornou-o ainda mais visível. Por isso, conseguimos perceber alguns sinais muito simples que expressam a proximidade e a atenção do Papa Francisco neste momento”, disse.

Parcerias

Dom Fisichella lembrou que o apoio de empresas também possibilitou a ajuda aos mais pobres: “O apoio da Roma Cares e a generosidade dos Supermercados Elite tornaram possível o envio de 5000 pacotes de artigos de primeira necessidade às famílias de cerca de sessenta paróquias de Roma que, especialmente neste período, se encontram em dificuldade.”

Cada caixa contém alimentos de vários tipos, máscaras e um cartão com uma oração do Papa Francisco. O acondicionamento e distribuição das caixas foi feito por jovens que estão à espera de emprego.

Uma fábrica de massas, “La Molisana”, apoiou as iniciativas e enviou 2,5 tonelada de massas, que serão destinadas a vários Abrigos Familiares e Associações de Caridade.

“É importante mencionar que a Société des Centres Commerciaux Italia s.r.l. e a Fundação Robert Halley também quiseram apoiar as iniciativas do Santo Padre com sua generosidade em favor de tantos pobres presentes na cidade e assistidos por muitas instituições eclesiais.”

A UnipolSai Assicurazioni destinou uma primeira remessa de 350.000 máscaras a 15.000 alunos de diferentes séries, principalmente os dos grandes bairros da cidade, para oferecer mais uma vez apoio às famílias.

“Este esforço também pretende ser um convite aos nossos jovens alunos para não subestimarem os riscos da pandemia, especialmente com comportamentos que podem ser prejudiciais ao regressarem da escola para as suas famílias com a presença de idosos.”

Igreja

“Como se vê, o Dia Mundial dos Pobres, embora limitado em suas iniciativas, continua sendo uma data que as Dioceses de todo o mundo olham para manter vivo o sentido de atenção e fraternidade para com os mais marginalizados e desfavorecidos”, salientou Dom Rino.

Ele acrescentou que Pastoral Aid ajudou as paróquias e diversas instituições eclesiais, e pode ser considerada um instrumento oportuno para que este dia não se limite apenas a iniciativas de caridade, mas que estas sejam sustentadas por orações pessoais e comunitárias que nunca poderão ser falta para que nosso testemunho seja completo e eficaz.

“Como todos os anos, além da edição italiana impressa pela Edizioni San Paolo, a Pastoral Aid foi traduzida em cinco línguas (inglês, francês, português, espanhol e polonês) e suas versões estão disponíveis on-line no site do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (pcpne.va). Diferentes Igrejas já anunciaram sua participação ativa neste Dia, também, com os habituais esforços de divulgação e com a participação das próprias casas para evitar a propagação do vírus.”

Dom Fisichella concluiu lembrando novamente as palavras do Papa na sua Mensagem, que expressam bem o propósito dessas iniciativas. E encerrou: “É com esse espírito que nos preparamos para viver este Quarto Dia Mundial dos Pobres.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo