Episcopado

Vaticano anuncia novo bispo para a diocese de Crato (CE)

Dom Magnus Henrique Lopes foi transferido da diocese de Salgueiro (PE) e assumirá governo pastoral da diocese de Crato

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom Magnus Henrique Lopes / Foto: Diocese de Salgueiro – facebook

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 12, a nomeação do novo bispo para a diocese de Crato (CE). Dom Magnus Henrique Lopes, O.F.M. Cap, foi nomeado pelo Papa Francisco, sendo transferido, assim, da diocese de Salgueiro (PE).

A diocese de Crato estava vacante desde junho do ano passado, quando o bispo local, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, foi nomeado arcebispo de São Luís (MA).

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia da nomeação de Dom Magnus e o saudou pela nova missão. “Desejamos que sua nova missão seja tão frutuosa quanto a que tem realizado até agora como o primeiro bispo diocesano de Salgueiro, no Pernambuco. Lembramos aqui também sua contribuição para a dimensão missionária no Regional Nordeste 2 da CNBB”, informa nota da presidência da entidade. 

Sobre o novo bispo

Dom Magnus Henrique, 56 anos, é natural de Açu, na diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Fez a profissão solene e perpétua dos votos religiosos na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos em março de 1992. Além dos estudos de Filosofia e Teologia, é licenciado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Sua ordenação sacerdotal foi em 21 de dezembro de 1996. Como padre, desempenhou várias funções, como promotor vocacional, mestre dos postulantes, ecônomo, vigário paroquial e conventual e ministro provincial. Ele também foi vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil de 2001 a 2007.

Em 16 de junho de 2010, foi nomeado como primeiro bispo da nova diocese de Salgueiro. Sua ordenação episcopal foi em 17 de setembro do mesmo ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo