Tradução

Vade-mécum da Assembleia sinodal de 2023 está disponível em português

Tema do documento é: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”

Da redação, com CNBB

/ Foto: Alan Holdren – CNA

O documento preparatório e o Vade-mécum da Assembleia sinodal de 2023 já estão disponíveis em português. Este último tem como tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A tradução visa auxiliar no processo de consulta em vista do sínodo. A assembleia terá uma caminhada especial no âmbito das igrejas particulares. Esses dois documentos foram concebidos para serem utilizados de forma complementar e conjunta. 

O vade-mécum acompanha o Documento Preparatório. Ele oferece apoio prático às pessoas ou à equipe diocesana de contato, designadas pelo bispo para preparar e reunir o Povo de Deus de modo que torne possível a contribuição com sua experiência na Igreja local.

“Este convite mundial a todos os fiéis é a primeira fase da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos”, explica a Secretaria Geral do Sínodo.

Vade-mécum

Com cinco capítulos e estruturado em tópicos, o material explica sobre o objetivo do Sínodo. Ele também traz os elementos a partir das palavras-chave do tema. Os documentos apresentam informações sobre o processo sinodal e a participação. Também sobre as fases diocesana e continental, com o papel das Conferências Episcopais e a assembleia em si. Os documentos também apontam como “percorrer o caminho sinodal nas dioceses”, como indicações para a organização diocesana e sugestões de roteiros; e sobre os recursos para organizar o processo sinodal.

O Vade-mécum ainda conta com apêndices. Eles tratam de indicações práticas para a organização diocesana no sínodo, os quais tratam da pessoa ou equipe diocesana de contato; do guia sugerido para organizar uma reunião de consulta sinodal; da Reunião Diocesana Pré-Sinodal; e da preparação da Síntese Diocesana.

“Este manual é oferecido como um guia para apoiar os esforços de cada Igreja local, não como um livro de regras. Os responsáveis pela organização do processo de escuta e diálogo em nível local são estimulados a serem sensíveis à própria cultura e contexto, recursos e limitações, e a discernir como realizar esta fase sinodal diocesana, guiados por seu Bispo diocesano”, explica a Secretaria do Sínodo.

A ideia é que, a partir do material, as dioceses extraiam ideias úteis do guia, mas também tenham suas próprias circunstâncias locais como ponto de partida. “Podem ser encontrados caminhos novos e criativos para trabalhar juntos entre paróquias e dioceses, a fim de levar este Processo Sinodal à fruição. Este processo sinodal não precisa ser visto como um fardo opressor que compete com a pastoral local. Pelo contrário, é uma oportunidade para promover a conversão sinodal e pastoral de cada Igreja local para ser mais fecunda na missão”, explica o texto.

Para baixar o material acesse: https://www.synod.va/content/dam/synod/document/common/vademecum/PT-Vademecum.pdf

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo