APELO

Ucrânia: representantes religiosos pedem trégua em feriados religiosos

Representantes das comunidades religiosas na Ucrânia fazem um apelo à Rússia para que os bombardeios  parem e diminuam as hostilidades ofensivas durante os feriados religiosos para católicos, ortodoxos, judeus e muçulmanos

Da redação, com Vatican News

Ucranianos participam de cultos neste domingo, 17, para marcar o Domingo de Ramos ortodoxo / Foto: Reprodução Reuters

Em seu apelo publicado na sexta-feira, o Conselho Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas observa que, de acordo com o calendário da igreja ocidental, os cristãos celebram a Páscoa em 17 de abril; de acordo com o calendário da igreja oriental, em 24 de abril. Da noite de 15 de abril à noite de 23 de abril, os judeus celebram a Páscoa. Até o final de abril, os muçulmanos celebram o mês de jejum do Ramadã.

Os representantes das principais comunidades religiosas da Ucrânia emitiram seu apelo conjunto na sexta-feira, 15:

“Apelamos para parar o bombardeio de cidades e vilarejos na Ucrânia e desacelerar as hostilidades ofensivas, pelo menos durante os dias sagrados para as três religiões”.

Estamos convencidos, continua a declaração, de que, se houver desejo e boa vontade, o lado russo, no âmbito do processo de negociação em curso e em contato com representantes competentes da Ucrânia, poderá chegar a acordos que dariam aos civis da Ucrânia a oportunidade de encontrem e celebrem os próximos dias sagrados sem bombardear e arriscar suas vidas.”

“Que o Deus Todo-Poderoso inspire com sabedoria e misericórdia todos aqueles de quem depende a solução desta questão”.

Falando durante o Angelus de domingo na semana passada, o Papa Francisco fez um apelo por uma trégua de Páscoa na Ucrânia, dizendo: “Deixem as armas abaixarem! Que comece a trégua da Páscoa.”

O Sucessor de Pedro pediu orações e lembrou a todos os homens e mulheres de boa vontade que, durante a Semana Santa, os cristãos se preparam para celebrar a vitória do Senhor Jesus Cristo sobre o pecado e a morte, observando que a vitória foi “sobre o pecado e a morte”, e “não sobre alguém e contra alguém”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo