Nomeação do Papa

Tito Yllana é novo núncio em Israel e Chipre e delegado em Jerusalém

Arcebispo filipino de 73 anos já representou a Santa Sé em quatro continentes: África, Ásia, Europa e Oceania

Da redação, com Vatican News

/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

O novo representante do Papa Francisco na Terra Santa chega em um contexto de grande complexidade e delicadeza. Local vive mudanças políticas em curso e um novo período de instabilidade. Nas últimas semanas, violência entre israelenses e palestinos foi retomada. Situação é vista com preocupação pela comunidade internacional.

Leia também
.: Conflito na Terra Santa: rezar é lutar contra o desprezo, afirma frei

Saindo da Austrália, Dom Adolfo Tito Yllana, arcebispo filipino de 73 anos, foi nomeado pelo Papa núncio apostólico em Israel e Chipre. Ele também será delegado apostólico em Jerusalém e na Palestina. Agora, Dom Yllana entrará na realidade à qual Francisco dedicou recentemente intensas orações e apelos.

Leia também
.: Bispos dos EUA: pesar e oração por conflito entre israelenses e palestinos

Apelos do Papa

Em particular, o Papa fez fortes apelos em prol da paz. Em meados do mês de maio, o Pontífice definiu “inaceitável” a morte de civis, em particular a de crianças, nos conflitos entre os dois povos.

O Santo Padre rogou pedindo que israelenses e palestinos reencontrem o caminho da fraternidade.

Leia também
.: Sacerdote em Gaza comenta recentes conflitos na região

Nomeação

A nomeação de Dom Tito Yllana ocorre no dia em que a solenidade de Corpus Christi é celebrada no Vaticano. Ele sucede Dom Leopoldo Girelli, nomeado núncio na Índia em março passado.

Originário da cidade de Naga, onde nasceu em 6 de fevereiro de 1948, o prelado foi ordenado sacerdote em 1972. Formou-se em Utroque Iure na Lateranense em Roma e, após completar seus estudos na Academia Eclesiástica, em 1984 entrou para o serviço diplomático da Santa Sé.

Começou um serviço que deveria levá-lo a todos os continentes, com representações pontifícias em Gana, Sri Lanka, Turquia, Líbano, Hungria e Taiwan.

Em dezembro de 2001, João Paulo II o nomeou núncio apostólico em Papua Nova Guiné e o consagrou bispo na Basílica de São Pedro, em 6 de janeiro de 2002, com o título de arcebispo titular de Montecorvino. Em seguida, confiou-lhe também a direção da nunciatura nas Ilhas Salomão.

Em 2006, Bento XVI o nomeou núncio no Paquistão. Depois, em 2010, designou-lhe a sede na República Democrática do Congo. Em fevereiro de 2015, o Papa Francisco o nomeou núncio apostólico na Austrália. Ele é poliglota, sabendo inglês, espanhol, italiano e francês.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo