Aguardando votação

Documento final do Sínodo para a Amazônia é apresentado

Nesta sexta-feira, 25, também foi realizada a eleição dos Membros do Conselho Pós-Sinodal; dos eleitos, quatro são brasileiros

Da redação, com Vatican News

Assembleia Sinodal dos Bispos para Amazônia/ Foto: Vatican Media

O Documento Final da 15ª Congregação Geral do Sínodo Especial dos Bispos para a Região Pan-amazônica, foi apresentado na tarde desta sexta-feira, 25. Também foi realizada a eleição dos Membros do Conselho Pós-Sinodal. Ao todo, 182 padres sinodais estiveram presentes na Sala juntamente com o Papa Francisco.

São 13 os Membros do Conselho para a concretização da Assembleia Especial da Amazônia, eleitos por maioria absoluta. Seus nomes representam os principais países que compõem a região: quatro vêm do Brasil, dois da Bolívia, dois da Colômbia, dois do Peru, um das Antilhas, um da Venezuela e um do Equador. Aos membros eleitos se unirão outros três de nomeação pontifícia. O Conselho será responsável pela atuação das indicações do Sínodo.

Apresentação do Documento

Após a votação, a 15ª Congregaçã o Relator Geral do Sínodo e Presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica, cardeal Cláudio Hummes, apresentou na Sala do Sínodo o Documento final dos trabalhos. Ao introduzir o texto, o cardeal destacou o grande trabalho realizado pela Comissão de Redação do documento, assim como pelos Círculos Menores, que apresentaram numerosas emendas.

Acesse
.: Notícias sobre o Sínodo para a Amazônia

O texto, afirmou Dom Cláudio, faz parte de um momento de emergência ecológica, no qual é necessário agir e não adiar. A preservação da Amazônia, enfatizou, é fundamental para a saúde do planeta e a Igreja tem consciência disso, consciente de que é necessária uma conversão integral para uma ecologia integral. A Igreja, de fato, ouve o grito dos povos da Amazônia e o grito da terra, que são o mesmo grito, expressão também de uma grande esperança. O Sínodo, concluiu o cardeal, serve para alcançar uma comunhão eclesial, com Pedro e sob a orientação do Papa.

Votação

Na manhã deste sábado, 26, os padres sinodais poderão dedicar-se a uma releitura individual do texto, enquanto na parte da tarde, durante a 16ª Congregação Geral, se procederá à votação. Finalmente, segundo a tradição das Assembleias Sinodais, o Papa ofereceu a todos os participantes do Sínodo um dom especial: a medalha do Pontificado para o ano de 2019, representando a Amazônia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo