SÍNODO 2023

Sínodo: assembleia continental europeia começa em Praga

Duzentos delegados de toda a Europa se reúnem em Praga, capital tcheca, para discernir os frutos do trabalho sinodal em nível local

Da redação, com Vatican News

Em Praga, na República Tcheca, a Igreja europeia se reúne de 5 a 12 de fevereiro / Foto: Freepik.com

Durante sua Viagem Apostólica à África, o Papa Francisco recordou um dos aspectos indispensáveis da ação sinodal — que os bispos não são “burocratas sagrados”, nem gerentes ou líderes tribais, mas pastores em meio a seu povo, pastores que colocam suas mãos e as sujam.

A exortação do Papa ocorre às vésperas da abertura da assembleia europeia para a etapa continental do processo sinodal, que será realizada esta semana na capital tcheca, Praga.

As sete assembleias continentais

O processo sinodal é exemplificado pelas diferentes etapas do atual Sínodo, dedicadas ao tema “Por uma Igreja sinodal. Comunhão, participação, missão”. A fase continental segue-se à consulta às Igrejas locais (fase diocesana), cujos resultados foram sintetizados em nível nacional (fase Conferência Episcopal/Sínodos das Igrejas Orientais).

A terceira etapa está em andamento desde a publicação do Documento de Trabalho para a Etapa Continental em outubro de 2022. As Assembleias Sinodais continentais, que marcam parte integrante desta fase, estão ocorrendo nas próximas semanas: para a Oceania, as reuniões começaram em domingo, 5 de fevereiro, em Suva, Fiji; com a Assembleia Sinodal para o Oriente Médio, realizada de 12 a 18 de fevereiro, em Beirute, Líbano; para a América do Norte, de 13 a 17 de fevereiro, em Orlando, nos Estados Unidos; para a Ásia, de 23 a 27 de fevereiro, em Bangkok, na Tailândia; para a África, de 1 a 6 de março em Adis Abeba, Etiópia; e, finalmente para a América Latina, de 17 a 23 de março, em Bogotá, na Colômbia.

Duzentos delegados de toda a Europa

A Assembleia para a Europa foi aberta na noite deste domingo, 5, com a celebração da Santa Missa na Igreja dos Premonstratenses em Strahov, presidida pelo Arcebispo de Praga, D. Jan Graubner. O encontro — que coincide também com o 20º aniversário da exortação pós-sinodal de São João Paulo II Ecclesia in Europa — está dividido em duas partes.

Na primeira parte, cerca de 200 delegados (156 das 39 Conferências Episcopais da Europa, outros 44 convidados pessoalmente pela CCEE) se reunirão para traçar os desafios e as possibilidades do Sínodo.

A segunda parte será realizada de 11 a 12 de fevereiro, durante a qual os 39 presidentes se reunirão para avaliar os resultados das discussões e começar a elaborar a síntese que será enviada à Secretaria Geral do Sínodo até março. O exame dos Documentos Finais das sete assembleias continentais levará ao Instrumentum laboris, que será finalizado até junho de 2023.

Colhendo o fruto do discernimento em nível local

Esta fase do processo sinodal foi preparada pela publicação do Documento de Trabalho para a Etapa Continental, que visa dar uma melhor compreensão de como as Igrejas locais já “caminham juntas”.

O documento reunia os resultados das consultas em nível local e os devolvia às igrejas locais. Destinado a fornecer um instrumento para um discernimento mais profundo, o Documento baseou-se em três questões: quais percepções das consultas locais ressoaram mais fortemente; quais questões devem ser abordadas na próxima etapa; quais prioridades, temas recorrentes e apelos à ação devem ser discutidos na Primeira Sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2023.

Delegações representantes da diversidade do Povo de Deus

A etapa continental reúne, assim, o resultado do envolvimento de cada bispo diocesano com sua equipe sinodal. A Assembleia pretende também assegurar a representação de todo o Povo de Deus: bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, leigos e leigas, com especial consideração pelas mulheres e jovens. Além da lista de participantes presenciais, também há quase 400 delegações virtuais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo