Santuário de Fátima

Simpósio destaca espiritualidade de Fátima para a santidade no mundo

Evento terminou neste domingo com ênfase para a validade e interpelações da espiritualidade de Fátima nos tempos atuais

Da Redação, com Santuário de Fátima

encerramento de simpósio sobre a espiritualidade de fátima

Simpósio convidou a refletir sobre espiritualidade de Fátima para a santidade no mundo / Foto: Santuário de Fátima

Terminou neste domingo, 20, o Simpósio Teológico-Pastoral “Fátima, hoje: pensar a santidade”. O encerramento destacou a validade e as interpelações da espiritualidade de Fátima na vivência da santidade no mundo de hoje.

“Este simpósio foi um grande contributo para que o nosso Santuário seja, e continue a ser, uma escola de santidade para o nosso tempo, para o nosso povo, sobretudo os mais simples e humildes, que são a grande maioria dos peregrinos”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima, Cardeal Antônio Marto.

Leia também
.: Dom Tolentino: sonhar uma humanidade a partir da mensagem de Fátima
.: Fátima: última aparição na Cova da Iria completa 100 anos

O cardeal destacou que mostrar o caminho da santidade no cotidiano é a verdadeira reforma de fundo da Igreja. Trata-se de mostrar como ser testemunho da santidade de Cristo na vida concreta.

“Este é o grande desafio da santidade da Igreja e estes dias mostraram que a espiritualidade de Fátima continua a ser válida e interpeladora para este nosso século XXI, dando-nos chaves de leitura para esse desafio concreto”, concluiu.

A difusão da mensagem de Fátima

O presidente da Comissão Cientifica e organizadora do Simpósio, Marco Daniel Duarte, aproveitou o encerramento para fazer o balanço de um ciclo. Ele destacou o empenho e o trabalho do Santuário no estudo, aprofundamento e difusão da mensagem de Fátima.

“Moveu-nos o que moveu tantos outros: o serviço aos peregrinos da Cova da Iria. Mesmo que eles não estejam aqui sentados, foi sempre neles que pensamos no quadro da reflexão teológica. Eles foram o objeto e o objetivo da nossa reflexão”, referiu o também diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.

Leia também
.: Livro traça itinerário para compreender a mensagem de Fátima
.: Entenda a importância dos Papas na propagação da mensagem de Fátima

Este simpósio centrado numa das principais protagonistas de Fátima, Santa Jacinta Marto, deveria ter ocorrido no ano passado, por ocasião do centenário da sua morte. A pandemia e as condições sanitárias levaram o Santuário a cancelar o encontro reajustando-o neste ano cujo tema pastoral é “Louvai o senhor, que levanta os fracos”.

O evento contou com três dias de intensa reflexão sobre a mensagem de Fátima a partir do testemunho de santidade de Santa Jacinta Marto, a mais jovem santa não mártir da Igreja. O Santuário como “escola de santidade” foi o eixo central do simpósio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo