Início hoje

Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS realiza I Conferência

Evento na sede da Canção Nova busca não só formação, mas também maior divulgação sobre o que é o CHARIS

Jéssica Marçal
Da Redação

Começa nesta sexta-feira, 30, a I Conferência do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS (SBCC). O encontro será na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP) até domingo, 1º. A missa de abertura será hoje à noite presidida por Dom Mário Spaki, bispo da diocese de Paranavaí (PR) e referencial da CNBB para o SBCC.

Katia Roldi Zavaris, coordenadora do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS/ Foto: Arquivo Pessoal – Kátia

A Conferência é prevista em estatuto e busca não só formação, mas também uma maior divulgação sobre o que é o CHARIS. “O objetivo é formar, informar e divulgar a respeito desse novo serviço único implantado pelo Papa Francisco para toda a corrente de graça, Renovação Carismática Católica em todo o mundo”. Quem explica é a coordenadora do SBCC, Katia Roldi Zavaris.

O tema escolhido para o evento foi “Levantai os vossos olhos: os campos estão brancos para a colheita.” (cf. Jo 4,35). Segundo Katia, trata-se de uma profecia proferida por Patty Mansfield, pioneira da RCC no mundo, no Jubileu de Ouro da RCC em 2017. Na ocasião, no dia 3 de junho, no momento de oração da vigília com o Papa, Deus inspirou essa profecia no coração dela.

“Isso nos leva realmente a olhar além, o que nós temos daqui para frente. Há muito a fazer. Unidos, enquanto corrente de graça, ir ao campo colher as almas para o Senhor, evangelizar. O tema está baseado nessa profecia jubilar”, explica Kátia.

Leia também
.: Pino Scafuro é nomeado como moderador do CHARIS
.: Serviço do CHARIS no Brasil ganha perfil nas redes sociais

O CHARIS

Ao longo dos três dias, estará em discussão justamente o que é o CHARIS e seus objetivos fundamentais. O serviço é único para representar todas as expressões da RCC: grupos de oração, novas comunidades, escolas de evangelização, institutos religiosos, meios de comunicação e tudo o que surgiu da RCC.

Padre Wagner Ferreira /Foto: Canção Nova.

“Aqui no Brasil, percebe-se ainda certo desconhecimento deste serviço e o seu objetivo. A partir do conhecimento deste serviço internacional, os membros das diversas expressões carismáticas da Igreja poderão aderir a ele”, observa o vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira. Ele faz parte da equipe do SBCC representando a Canção Nova e também participa da Conferência.

Kátia informa que o mês de junho de 2019 foi o marco do início das atividades do CHARIS em nível mundial. Todos os países, segundo o estatuto internacional do CHARIS, têm que formar seus serviços nacionais de comunhão.

“A articulação aqui no Brasil é feita através do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS, que foi instituído oficialmente em 13 de outubro de 2019”, explica a coordenadora.

O Serviço aqui no Brasil mantém reuniões mensais e comissões que trabalham em vários segmentos – formação, novas comunidades, e intercessão, por exemplo. O trabalho se desenvolve com base na unidade, um dos pontos fortes do CHARIS.

“A unidade é uma das grandes metas desse novo serviço único desejado pelo Papa. Por que o Papa deseja isso? Para que a evangelização seja potencializada, ele pede a unidade da corrente de graça, unidade no diálogo, na oração. Cada expressão vai continuar executando o seu serviço e carisma próprio, porém o Papa quer corações unidos”, explica Kátia.

Programação

O evento foi inicialmente anunciado sem público, mas no último dia 20 de julho a sede da Canção Nova foi reaberta. Com isso, pessoas mais próximas estarão presentes. O evento contará ainda com o apoio de cobertura do Sistema Canção Nova de Comunicação.

“Seguiremos todos os protocolos sanitários, por conta da pandemia que ainda temos enfrentado. O local principal da realização da 1ª conferência do SBCC será o centro de evangelização Dom João Hipólito de Moraes, porém a Missa de abertura será celebrada no Santuário do Pai das Misericórdias”, informa padre Wagner.

Confira, abaixo, a programação completa:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo