Vaticano

Secretaria para a Economia divulga orçamento da Santa Sé para 2021

Devido à pandemia, déficit previsto para este ano no orçamento da Santa Sé será de 49,7 milhões de euros

Da redação, com Vatican News

Na noite de quinta-feira, 18, o Santo Padre concedeu o nulla osta ao Orçamento 2021 da Santa Sé. A proposta foi feita pela Secretaria para a Economia e discutido e aprovado na terça-feira, 16 de fevereiro, pelo Conselho para a Economia.

Com receitas totais de 260,4 milhões de euros e despesas de 310,1 milhões de euros, a Santa Sé prevê um déficit de 49,7 milhões de euros em 2021. O valor se deve à crise econômica provocada pela pandemia de covid-19.

Pela primeira vez, com o objetivo de dar maior visibilidade e transparência às transações econômicas da Santa Sé – como reiteradamente solicitado pelo Santo Padre – o Orçamento 2021 consolida o fundo do Óbolo de São Pedro e todos os fundos dedicados.

Com entradas de cerca 47,3 milhões de euros e desembolsos em favor de terceiros beneficiários de 17 milhões de euros, a Santa Sé prevê um saldo líquido de 30,3 milhões de euros destes fundos. Excluindo o Óbolo e os fundos dedicados, o déficit da Santa Sé seria de 80 milhões de euros em 2021.   

Orçamento

As receitas diminuíram 21% (48 milhões de euros) em relação a 2019, devido à redução da atividade comercial, serviços e atividade imobiliária, bem como de donativos e contribuições.

O orçamento reflete também um esforço significativo de contenção de custos, com despesas operacionais – excluindo despesas de pessoal, reduzidas em 14% (24 milhões de euros) em relação a 2019.

Atividades apostólicas

A manutenção dos postos de trabalho continua a ser uma prioridade para o Santo Padre nestes tempos difíceis. Coerentemente com a sua missão, a maior parte dos recursos da Santa Sé em 2021 será dedicada ao apoio às atividades apostólicas.

Os valores equivalem a 68% das despesas totais, enquanto 17% se destinam à gestão do patrimônio e de outros bens. 15%  serão para atividade de administração e serviços. Se o nível de doações se mantiver dentro do previsto, o déficit será coberto com o uso de parte das reservas da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo