Cerimônia de entronização

Santuário do Pai das Misericórdias ganha dois novos patronos

Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco foram escolhidos como patronos do Santuário; imagens foram entronizadas nesta sexta-feira, 24

Julia Beck
Da redação

Imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco/ Foto: Bruno de Siqueira

As imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco, patronos da Canção Nova, foram entronizadas nesta sexta-feira, 24, no Santuário do Pai das Misericórdias. A cerimônia, iniciada com uma missa às 7 h e seguida por um rito realizado próximo às imagens, no lado externo do Santuário, foi presidida pelo membro da Comunidade Canção Nova e administrador do Santuário, padre Bruno Costa, e concelebrada pelo também membro da comunidade e vice-reitor do Santuário, padre Márcio do Prado.

Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco foram escolhidos patronos do Santuário do Pai das Misericórdias no ano passado, durante assembleia da Comunidade Canção Nova. Segundo padre Bruno, o anúncio foi realizado pelo fundador e presidente da comunidade, Monsenhor Jonas Abib. “Nós temos várias espiritualidades e vários santos em nossa comunidade, mas de maneira especial foram escolhidos Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco porque nosso fundador é salesiano e tem esse carinho pela Virgem e pelo santo”, explicou padre Márcio.

A data escolhida para a cerimônia é de celebração de Nossa Senhora Auxiliadora, uma das patronas do Santuário. Segundo padre Bruno, o dia é de destacar a perseverança e obediência, qualidades da Virgem e também do outro patrono do local, Dom Bosco. “Para quem vive na obediência: Deus age na providência”, afirmou.

Cerimônia de entronização

A entronização iniciada com uma oração a Nossa Senhora, foi dividida entre os padres Márcio e Bruno, que presidiram o rito das imagens, respectivamente, de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco.

“Esta imagem significa quão íntimas devem ser as relações da Virgem Maria com Cristo e com sua Igreja. Maria efetivamente é a mãe de Cristo, imagem visível do Deus invisível. Sendo ela a própria imagem, tipo e modelo da Igreja, é a imagem em que a Igreja contempla com alegria, tudo que deseja ser, tipo em que reconhece o caminho e o ensinamento para alcançar a perfeita união com Cristo”, rogou padre Márcio diante da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, na qual aspergiu água benta.

Voltado para a imagem de Dom Bosco, padre Bruno completou a cerimônia: Hoje, Senhor, nós vos glorificamos porque com os dons do mesmo Espírito, enriquecestes o nosso querido Dom Bosco, para cuja a veneração dos vossos filhos peregrinos aqui no Santuário viverão através dessa imagem. Concedei que eles, seguindo os passos do Senhor, imitando os exemplos de São João Bosco, procurem atingir a estatura perfeita, até a medida da plenitude de Cristo, e anunciem com palavras e obras o Evangelho”.

As imagens

As imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco estão localizadas lado a lado, em cima de um canteiro no formato de uma estrela, ao lado direito da parte de trás do Santuário do Pai das Misericórdias. Sobre o significado do local, padre Márcio revela que o canteiro no formato de estrela remete à estrela que existe no mosaico do altar do Santuário do Pai das Misericórdias. “É representar Nossa Senhora como a estrela da evangelização, que nos aponta para as coisas do alto”, explicou.

Sobre a imagem de Dom Bosco, que aparece prostrado a Nossa Senhora Auxiliadora, o sacerdote comenta: “A imagem de Dom Bosco, se voltando para a imagem de Nossa Senhora, significa que nós cristãos podemos e devemos pedir o auxílio da Virgem Maria”. O novo espaço de oração é, para padre Márcio, uma forma de completar a espiritualidade da Canção Nova.

Novidades

O Santuário do Pai das Misericórdias celebra cinco anos em 2019. Padre Bruno Costa, administrador do local e membro da diretoria da Fundação João Paulo II, explica que muitas novidades ainda estão por vir: “É tudo muito novo e muita coisa ainda precisa acontecer. Continuamos com a campanha do ouro (…) para continuarmos fazendo o investimento de toda a espiritualidade, como aconteceu com as imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco, entronizadas neste lindo complexo de oração”.

Assim como o espaço dedicado aos patronos, o sacerdote conta que outros serão inaugurados. “Iniciamos a construção de uma lavanderia, porque a lavanderia atual do Santuário será a sala de milagres. Tudo isso é graças a ajuda e contribuição de nossos sócios”, completou padre Bruno, que finalizou: “Queremos fazer cada vez mais a missão acontecer!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo