UCRÂNIA

Santuário de Fátima reza terço pela paz e oferece ajuda humanitária

Os mistérios serão lidos em língua ucraniana junto à comunidade de Monges Basílianos, que reside no Santuário de Fátima

Da redação, com Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima promove nesta quinta-feira, 24, uma jornada especial de oração pela paz na Ucrânia rezando o Terço às 18h30 dois mistérios em língua ucraniana, com a comunidade ucraniana de Monges Basílianos que reside e colabora no Santuário de Fátima.

Em sintonia com o Santo Padre e com os sucessivos apelos à Paz das Conferências Episcopais da Europa, Conferência Episcopal Portuguesa e, particularmente, correspondendo ao apelo feito pelo Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, o Santuário de Fátima tem a intenção da paz nesta zona do globo como uma prioridade, que aumenta nesta quinta-feira, 24, pelo terço e a introdução de uma prece especifica na Oração dos Fiéis em todas as missas do programa oficial.

Os peregrinos serão convidados a ter de forma particular nas suas orações a “paz no mundo, em especial as vítimas do conflito na Ucrânia, para que o Senhor abra os corações dos decisores políticos e os leve ao discernimento de que só na paz é possível”, assim como esta intenção para que “o Senhor ensine o mundo a amar a Paz, a construí-la e a defendê-la e, contra as premissas de guerra que continuamente renascem, leve os decisores políticos a construírem um mundo novo”.

Como expressão da solidariedade para com o povo ucraniano, cuja comunidade de Fátima é muito significativa, e em articulação com a Caritas Portuguesa, o Santuário disponibilizará um apoio financeiro concreto para a ajuda humanitária ao povo ucraniano, sempre tão presente nas celebrações de Fátima, especialmente nas Peregrinações Internacionais Aniversárias. Anualmente a comunidade ucraniana residente em Portugal organiza uma peregrinação nacional a Fátima.

Na Missa da Festa dos santos Pastorinhos de Fátima, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade no passado domingo, D. António Marto apelava à criação de uma corrente de oração pela paz na Ucrânia.

“Deste Santuário da Paz faço um apelo a vós aqui presentes e a todos os católicos do país para iniciarem uma corrente de oração do rosário nesta semana, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia”, afirmou o Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima, lembrando que a oração pela Paz faz parte da mensagem de Fátima e é prática diária do Santuário.

O terço, a oração mais insistentemente pedida por Nossa Senhora nas suas aparições da Cova da Iria, é por excelência a oração da Paz. Logo na primeira aparição, em maio de 1917, Nossa Senhora diz aos videntes: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”. O Papa S. João Paulo II dizia: “não se pode recitar o Rosário sem sentir-se chamado a um preciso compromisso de serviço à paz” (RVM, n. 6).

“No difícil contexto atual que o mundo conhece e atravessa, após longo período de fragilidades, feridas, incertezas, luto e medos em que paira uma ameaça de guerra, é necessário despertar da indiferença, da apatia, do cansaço espiritual, do desânimo que pode levar ao fatalismo”, afirmou ainda o cardeal português sublinhando que diante das dificuldades é a força da humildade que pode transformar o mundo.

“Por vezes somos levados a pensar que só os poderosos (os poderes econômico-financeiros e políticos) podem transformar o mundo. Mas Deus conta com os pequenos e os humildes, com a força de fá na sua misericórdia, com o testemunho da conversão e da compaixão, com a força da oração para renovar o mundo. Somos chamados a olhar o futuro com confiança, reconstruindo as relações entre as pessoas e os povos, como Bons Samaritanos que cuidam dos feridos e ajudam a curar as feridas do nosso tempo”, explicitou.

A iniciativa de oração no Santuário de Fátima será realizada durante toda a semana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo