Portugal

Santuário de Fátima retoma voluntariado para jovens na Cova da Iria

Terceira edição do Projeto SETE será realizada de 10 a 16 de agosto, com número reduzido devido à pandemia

Da Redação, com Santuário de Fátima

Santuário de Fátima, em Portugal /Foto: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima retoma, em agosto,

o Projeto SETE, uma experiência de imersão no voluntariado em seus espaços. Este ano, devido à pandemia de coronavírus, haverá apenas um turno, de 10 a 16 de agosto, com a participação limitada a 16 jovens entre 18 e 25 anos, de forma a garantir as condições de segurança sanitária necessárias.

Essa terceira edição do projeto, cujas inscrições já foram encerradas, será realizada durante a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto e a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, oferecendo aos jovens participantes uma experiência significativa do Santuário de Fátima como lugar de peregrinação e lugar de acolhimento aos que visitarem nestes dias a Cova da Iria. O programa termina no domingo, 16 de agosto, com uma pequena celebração de envio, comemorando os dias de voluntariado como experiência a ser lembrada e continuada nos caminhos cotidianos.

Nas edições anteriores, esta iniciativa do Santuário de Fátima levou a Fátima dezenas de jovens, de norte a sul do país, que levaram consigo uma experiência única de voluntariado.

Durante os dias do projeto, os voluntários – que estarão devidamente identificados com um colete e um crachá do projeto SETE –, serão chamados a orientar, informar e acompanhar os peregrinos, dando especial apoio aos mais frágeis.

Partindo do acontecimento e da mensagem de Fátima, o programa proposto pelo Projeto SETE desafia cada jovem a entregar voluntariamente a própria vida ao serviço do outro, trilhando um caminho de descoberta de si mesmo e de encontro transfigurador com Deus. O nome do projeto situa-nos no contexto da sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia.

Na sua missão, o Santuário de Fátima conta anualmente com cerca de 350 voluntários, nas mais variadas tarefas, que vão desde o acolhimento aos peregrinos nos vários espaços, apoio à liturgia, informações, apoio à comunicação, arranjos dos espaços celebrativos, entre outros. Além dos voluntários nominais, diretamente implicados nos serviços, há ainda outros que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contribuição essencial para a missão do Santuário de Fátima.

Reconhecendo esta essencial ajuda, o Santuário de Fátima tem assumido uma gestão uniforme de proximidade a esta contribuição, com um reforço da formação dedicada destinada aos voluntários.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo