Fevereiro de 2020

Santuário de Fátima celebrará centenário de morte de Santa Jacinta

Programação inclui momentos de oração em Fátima e em Lisboa

Da Redação, com Santuário de Fátima

Imagem Santa Jacinta Marto / Foto: Divulgação/Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima está preparando uma programação para celebrar, em 2020, o centenário de morte de Santa Jacinta Marto.

As celebrações começam em 16 de fevereiro com um Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. No dia 19 de fevereiro, haverá uma vigília de oração, com rosário, procissão e veneração dos túmulos, na Capelinha das Aparições e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

No dia 20 de fevereiro, Festa Litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, a oração do rosário na Capelinha das Aparições, seguindo-se de uma procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até a Basílica da Santíssima Trindade, onde haverá Missa às 11h. Nesse mesmo dia, haverá ainda atividades com crianças e oração de vésperas.

Em Lisboa, o centenário de morte de Jacinta Marto será celebrado em 20 de fevereiro com uma conferência no Hospital D. Estefânia, onde faleceu a pequena pastorinha. Nesse mesmo lugar, haverá uma missa, presidida pelo Cardeal Patriarca, Dom Manuel Clemente.

Sobre Santa Jacinta

Jacinta de Jesus Marto morreu em 20 de fevereiro de 1920, com nove anos. Filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua esposa Olímpia de Jesus dos Santos, Jacinta foi batizada na Igreja Paroquial de Fátima no dia 19 de março de 1910. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 2000 e canonizada pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017.

Leia também
.: Homilia do Papa Francisco na canonização de Francisco e Jacinta

Na sua curta vida, deixou-se impressionar pelo sofrimento dos pecadores. No seu cotidiano, a oração e o sacrifício pela conversão, pela paz no mundo e pelo Santo Padre eram recorrentes.

A atitude de compaixão era também marca única de Jacinta, que prestou toda a existência à missão que a Senhora do Céu lhe confiou: “Se eu pudesse meter no coração de toda a gente o lume que tenho cá dentro no peito a queimar-me e a fazer-me gostar tanto do Coração de Jesus e de Maria!”.

Ano Pastoral no Santuário

“Tempo de Graça e Misericórdia: dar graças por viver em Deus” é o tema do novo ano pastoral no Santuário de Fátima, o último do primeiro ciclo pós-centenário das Aparições.

O Santuário preparou este ano pastoral centrado nesse apelo universal à santidade que consta dos documentos do Magistério e que, na Cova da Iria, se materializa como um chamamento à vida em Deus, segundo o exemplo dos videntes de Fátima, em particular dos santos Francisco e Jacinta Marto.

A dinâmica pastoral deste ano tem como referência os centenários da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima e o da ordenação episcopal de Dom José Alves Correia da Silva, o primeiro bispo da então recém-restaurada diocese de Leiria, bem como o centenário da morte de Santa Jacinta.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo