Milagres Eucarísticos

Santuário de Caravaggio tem exposição idealizada pelo beato Carlo Acutis

Exposição “Milagres Eucarísticos” será aberta ao público neste final de semana

Da redação, com Santuário de Caravaggio

Exposição “Milagres Eucarísticos” no Santuário de Caravaggio /Foto: Santuário de Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, irá expor uma mostra sobre os Milagres Eucarísticos. Ela foi idealizada pelo beato Carlo Acutis. A Mostra Internacional Eucarística de Carlo Acutis será aberta ao público neste final de semana, das 13h às 17h, no auditório do Santuário. A exposição permanecerá aberta durante os próximos fins de semana no mesmo horário.

Lei também:
.: Mãe de Carlo Acutis: que seu exemplo ajude os jovens a ter fé

Quem está à frente da iniciativa no Santuário é o bispo Eeérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni. Membros de Grupos de Jovens de Caravaggio estarão no local para receber os visitantes. Eles explicarão um pouco mais sobre a iniciativa.

Milagres Eucarísticos

Em todo o mundo, diversas instituições religiosas reproduziram esta mostra. A exposição foi iniciada por Carlo Acutis antes de morrer. Por isso, o Santuário de Caravaggio é uma das igrejas que está aderindo à proposta, em uma exposição internacional concebida e levada a cabo por Carlo Acutis.

Os Milagres Eucarísticos são aqueles que estão relacionados com a Eucaristia e com a sagrada hóstia e que foram reconhecidos pela Igreja. Um exemplo a ser citado é a vida milagrosa de Marthe Robin, uma mulher que viveu no interior da França e, durante cinquenta e três anos, alimentou-se exclusivamente de Eucaristia. Ela faleceu em 1981 e dedicou sua vida ao amor a Jesus.

Leia mais
.: Carlo Acutis renova nos católicos o desejo pela santidade, diz padre

Para Dom Alessandro, esses milagres ajudam a revigorar a devoção e o respeito pela Eucaristia. “A partir da hóstia consagrada, aconteceram fatos interessantes no mundo inteiro”, afirma. O bispo ressalta ainda que o conhecimento destes eventos extraordinários reconhecidos pela Igreja vivifica a fé dos devotos no sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo.

Além disso, o prelado reitera que os Milagres Eucarísticos são uma ação de Deus que prova, por meio da eucaristia, a sua presença real.

“Os Milagres Eucarísticos pretendem confirmar esta fé, que se baseia nas Palavras de Jesus, segundo as quais o que parece pão já não é pão, e o que parece vinho já não é vinho. Efetivamente, nos Milagres Eucarísticos figuram a Carne e o Sangue, ou um ou outro, conforme o caso. O propósito dos Milagres é provar que não devemos olhar para a aparência exterior (pão e vinho), mas para a substância, a verdadeira realidade da coisa, que é carne e sangue”, descreve padre Roberto Coggi.

A exposição e Carlo Acutis

A ideia de organizar esta exposição surgiu quando Dom Alessandro Ruffinoni descobriu a iniciativa do jovem Carlo Acutis. 

Carlo viveu uma vida de amor e devoção a Cristo e à Eucaristia. Ele utilizou a internet e as tecnologias para evangelizar e interceder pela vida daqueles que não conhecem a Jesus.

O rapaz faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado em 2020. Em vida, Acutis idealizou uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos ao redor do mundo.

Embora tenha falecido antes de finalizar a mostra, sua ideia teve continuidade através de outros fiéis que seguiram o planejamento feito por Carlo.

Ao descobrir que diferentes igrejas ao redor do mundo estavam expondo esta mostra, Dom Alessandro teve a ideia de organizá-la no Santuário de Caravaggio. Ele pensou nos fiéis e nos catequistas das paróquias da diocese que poderão visitar a exposição e fortalecer sua fé.

A exposição conta com 5 painéis introdutórios que ajudam a entender a importância destes Milagres Eucarísticos que aconteceram em 19 países ao redor do mundo. 134 painéis apresentam as cidades onde esses eventos milagrosos aconteceram. Nove painéis falam a respeito dos santos e místicos e a devoção à Eucaristia, seis narram as aparições de Nossa Senhora e a Eucaristia, dois painéis  relatam as comunhões prodigiosas de alguns santos, 12 trazem fotos de Carlo Acutis e seis painéis contém frases ditas pelo beato.

Os fieis podem baixar este livro que explica didaticamente sobre os Milagres Eucarísticos neste link. https://caravaggio.org.br/pagina/carlo-acutis

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo