Festa do Santo Cura d'Ars

Santuário de Ars, na França, convida fiéis a rezarem pelos sacerdotes

Programação da Festa de Santo Cura d’Ars será transmitida pelas redes sociais; Fiéis poderão acompanhar e rezar pelos sacerdotes

Da redação, com Vatican News

Foto: Paula Dizaró – Canção Nova

Nesta quarta-feira, 4, a Igreja festeja São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars. Sua vida pode ser resumida no pensamento: “Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor”.

Leia também
.: O sacerdote é o ungido do Senhor
.: 04 de Agosto, dia do Sacerdote

O santo nasceu em 8 de maio de 1786 em Dardilly, próximo a Lyon, e faleceu aos 73 anos no dia 4 de agosto de 1859. Foi beatificado pelo Papa Pio X, em 1905, e canonizado em 1925 pelo Papa Pio XI. Este último Pontífice o proclamou, em 1929, Padroeiro dos Párocos.

Em 1959, por ocasião do centenário da sua morte, São João XXIII dedicou-lhe a Encíclica Sacerdotii Nostri Primordia. Santo Cura d’Ars foi apresentando como modelo para os sacerdotes.

Em 2009, no 150° aniversário de sua morte, Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal para “favorecer e promover uma maior renovação interior de todos os sacerdotes e um testemunho do Evangelho mais forte e mais incisivo no mundo contemporâneo”.

Retiro para Sacerdotes

Os restos mortais de São João Maria Vianney descansam no Santuário a ele consagrado em Ars. No local, está também o missionário da Misericórdia padre Paulo Dalla Déa.

Leia mais
.: Rezem por nossos sacerdotes, pede o Papa na intenção de oração
.: A Igreja Católica não pode ficar sem sacerdotes

Um retiro para sacerdotes promovido pela Sociedade São João Maria Vianney faz parte da intensa programação desses dias. Quem dá mais informações é o sacerdote da Diocese de São Carlos (SP), em missão fidei donum no Santuário de Ars, padre Paulo Dalla Déa. Segundo o presbítero, acompanhar a programação desses dias pelas redes sociais do Santuário é uma ocasião para rezarmos pelos nossos sacerdotes:

“Nós estamos falando aqui do Santuário de São João Maria Vianney em Ars, França, próximo de Lyon. Nós estamos nesses dias com uma programação bastante grande. A sociedade São João Maria Vianney, que trabalha aqui em Ars, está nos ajudando, fazendo, promovendo um retiro com o Cura d’Ars para todos os padres que queiram fazer uma momento de retiro e de pausa nas atividades pastorais”.

Programação

Esse ano, na festa de São João Maria Vianney, presidirá as Missas o monsenhor Olivier de Germay, que é o arcebispo primaz de Lyon, na França. Ele foi recém nomeado, assumiu há alguns meses a Diocese Lyon, então foi convidado e irá partilhar um pouco a espiritualidade de São João Maria Vianney.

Leia mais
.: Configurar-se ao Senhor e ter um olhar de amor, pede Papa a sacerdotes

No dia 3 de agosto, haverá uma vigília de Adoração e também de Confissão, por toda a noite, para os padres e para os leigos que quiserem. No dia 4 de agosto, às 9 horas da manhã acontece a oração da manhã; às 10 horas, a Missa solene, e, depois da Missa solene, um tempo de veneração da relíquia do coração do Santo Cura d’Ars.

Após momento de veneração haverá a Adoração do Santíssimo Sacramento, às 15 horas, uma conferência com monsenhor de Germay, arcebispo Lyon; e às 16 horas, Vésperas solenes.

Sociedade São João Maria Vianney

Além da programação, esse ano haverá a participação da Sociedade São João Maria Vianney, que é uma Sociedade de Vida Apostólica fundada a partir da visita do Papa João Paulo II em Ars.

A partir desse momento, o bispo de Ars na época, fundou uma Sociedade, fundou um seminário, um Foyer Sacerdotal. E esse Foyer Sacerdotal, esse lugar da casa dos padres, ajuda formando os sacerdotes na espiritualidade de São João Maria Vianney.

Redes sociais: oportunidade para rezar pelos sacerdotes

Padre Dalla comenta que esse ano o Santuário está retomando as atividades depois da Covid. “Temos bastante gente aqui da França que está vindo, alguns peregrinos de fora, tudo um pouco devagar, ainda com o uso de máscara, distanciamento, álcool gel, passe sanitário, mas estamos retomando a nossa atividade”.

O sacerdote conta que tem marcado para às 16 horas dia 4 de agosto também uma conferência on-line com o Chile, em espanhol. “Então estamos devagar, mas estamos retomando as atividades e eu convido você a nos seguir através da nossa página na internet arsnet.org. Essa é a nossa página da internet do Santuário de São João Maria Vianney. E se você puder nos seguir, nós temos também um canal no YouTube que é Sanctuaire d’Ars e nós estamos transmitindo isso tudo pela internet. E quando não é ao vivo, nós transmitimos após”.

“Então convido você a se inscrever no nosso canal no YouTube. Nós temos também um canal no Instagram, e tanto no YouTube como o Instagram, como Facebook, nós vamos pouco a pouco colocando todas essas coisas para que você fique ligado na nossa programação, que você possa se inspirar na vida de São João Maria Vianney e possa rezar pelo seu padre ou se você é padre, que você possa ser um padre com mais fidelidade ao Evangelho de Jesus. Um abraço, minha benção a todo mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo