Preocupação

Santa Sé sobre crise no Afeganistão: respeitar os direitos humanos

Representante do Vaticano pediu respeito ao direito à vida, à liberdade de religião, ao direito à liberdade de ir e vir e de reunião pacífica

Da redação, com Vatican News

Foto: Bohumil Petrik/CNA

A Santa Sé continua acompanhando, “com grande atenção e profunda preocupação”, a evolução da situação no Afeganistão. Ela renova o apelo lançado pelo Papa Francisco, em 15 de agosto, para “rezar ao Deus da Paz para que cesse o barulho das armas e para que seja encontrada uma solução à mesa do diálogo”.

Foi o que reiterou, na manhã desta terça-feira, 24, o encarregado de negócios da Missão permanente da Santa Sé junto ao escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça, e outras organizações internacionais na cidade helvécia, monsenhor John Putzer.

Leia mais
.: Papa reza para que Afeganistão encontre soluções através do diálogo

Falando na 31ª sessão especial do Conselho de Direitos Humanos, o representante vaticano exortou todas as partes “a reconhecer e defender o respeito à dignidade humana e aos direitos fundamentais de cada pessoa, incluindo o direito à vida, a liberdade de religião, o direito à liberdade de ir e vir e de reunião pacífica”.

Comunidade internacional passe “das declarações à ação”

“Neste momento crítico – acrescentou -, é de vital importância apoiar o bom êxito e a segurança dos esforços humanitários no país, com um espírito de solidariedade internacional, para não perder os progressos alcançados, especialmente nas áreas da saúde e educação”, afirmou.

Segundo a Santa Sé, o “diálogo inclusivo” representa “o instrumento mais poderoso” para alcançar o objetivo da paz. Por fim, o apelo a toda a comunidade internacional a “passar das declarações à ação”, acolhendo os refugiados “com espírito de fraternidade humana”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo