Paz

Santa Sé: contra o terrorismo, promover cultura do encontro

Pronunciamento do Observador permanente da Santa Sé na OSCE, mons. Urbańczyk, aconteceu na Conferência Antiterrorismo da presidência do órgão

Da redação, com Vatican News

Promover uma cultura do encontro, do respeito e do diálogo; apoiar a família, núcleo fundamental da sociedade; educar os jovens aos valores da justiça e da paz: estes são os três instrumentos que constituem “uma abordagem global” para a prevenção e a luta contra o terrorismo e o Vertl (extremismo violento e radicalização que leva ao terrorismo).

Foi o que ressaltou o observador permanente da Santa Sé junto à Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), com sede em Viena, na Áustria, mons. Janusz Urbańczyk, em seu pronunciamento nos dias 20 e 21 de abril na conferência antiterrorismo da presidência do órgão.

Abordar causas do extremismo violento e radicalização

Na terça-feira, o prelado insistiu na necessidade de “abordar as causas profundas” do extremismo violento e radicalização que leva ao terrorismo: “O extremismo violento – disse ele – é um fenômeno multiforme, impulsionado por fatores psicológicos, socioeconômicos, políticos e ideológicos” que, além do mais, “encontra terreno fértil na atual ‘cultura do descartável’, que alimenta uma visão distorcida da pessoa como um indivíduo que pode ser usado e descartado”.

Este fator, ademais, foi agravado pela pandemia da Covid-19: de fato, como evidenciou o observador permanente, a emergência sanitária “tem proporcionado às organizações extremistas e terroristas novas formas, através da exploração dos sentimentos de vulnerabilidade e isolamento, de avançar seus objetivos de intensificar o recrutamento e difundir o ódio e a violência”.

Além disso, enfatizou mons. Urbańczyk, suscita “grave preocupação” que “as organizações terroristas abusem das narrativas religiosas para atingir seus objetivos”.  Daí, a observação premente do prelado polonês de que “o terrorismo não se deve à religião, mas ao uso impróprio ou à má interpretação da mesma”.

Cultura do encontro que promova respeito mútuo e diálogo

Para responder de forma “global e a longo prazo” a este fenômeno, portanto, não se pode basear apenas “na aplicação da lei ou em medidas de segurança”; é necessário, sim, o compromisso a “cultivar uma cultura do encontro que promova o respeito mútuo e o diálogo, ambos marcos de sociedades pacíficas e inclusivas”. Tal atitude, de fato, “juntamente com os ensinamentos autênticos das religiões”, pode contribuir “efetivamente” para enfrentar as causas profundas do terrorismo.

Na quarta-feira, por sua vez, mons. Urbańczyk insistiu na necessidade de “distanciar-se do extremismo violento” que – disse ele – “não está em declínio”, pelo contrário: apesar da pandemia, “grupos extremistas e terroristas conseguiram se adaptar rapidamente às novas circunstâncias, transformando as consequências sociais e econômicas da emergência sanitária em seu próprio benefício”.

E, assim como “um vírus contagioso”, o terrorismo e o extremismo representam “uma ameaça generalizada e em contínua evolução da qual ninguém está isento”. O que a comunidade internacional pode fazer, portanto, para prevenir e conter este fenômeno?

Duas sugestões do representante vaticano

O observador permanente apresentou duas sugestões: primeiro, “prevenir a radicalização dos jovens, proporcionando-lhes oportunidades educacionais e de trabalho, assim como programas de reabilitação e reintegração”; segundo, “ajudar o núcleo fundamental da sociedade e da humanidade, ou seja, a família”.

Como se deu durante a pandemia, de fato, “os jovens muitas vezes são vítimas da radicalização, especialmente on-line, quando falta a educação e a atenção em casa”. É necessário, portanto, que os pais eduquem seus filhos aos valores fundamentais, capazes de “semear a justiça e a paz dentro da sociedade”.

Apelo às comunidades religiosas e compromisso da Igreja

O representante vaticano fez outro apelo às comunidades religiosas: elas, disse, “têm uma sensibilidade particular em relação à comunidade, particularmente no que diz respeito à identificação dos primeiros sinais de radicalização entre seus membros”.

Por esta razão, “a Igreja católica continuará empenhada em combater as narrativas nocivas que podem dar origem ao extremismo violento e à radicalização, em ajudar as vítimas a reconstruir seu futuro, em apoiar programas de reabilitação e reintegração, e em ajudar a construir e manter sociedades pacíficas”.

Por fim, citando o “Documento sobre a fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum”, assinado em 4 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, pelo Papa Francisco e o Grão Imame de Al-Azhar, mons. Urbańczyk enfatizou “a importância do papel das religiões na construção da paz no mundo”, pois elas, ao “despertar a consciência religiosa nas novas gerações através de uma sólida educação e autênticos ensinamentos religiosos”, conseguem “enfrentar o radicalismo e o extremismo cego em todas as suas formas e expressões”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo