Nota informativa

Santa Sé atualiza seu quadro de relações diplomáticas

São mais de 180 países que mantêm relações diplomáticas com a Santa Sé atualmente

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Atualmente, são 183 os Estados com os quais a Santa Sé mantém relações diplomáticas. A esses estados, somam-se a União Europeia e a Ordem Soberana Militar de Malta. Os dados foram atualizados em uma nota informativa nesta segunda-feira, 10, dia em que o Papa Francisco recebeu o corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé para os tradicionais votos de Ano Novo. 

No total, são 87 embaixadas com sede em Roma, incluindo as da União Europeia e da Ordem Soberana Militar de Malta. Também têm sede em Roma os escritórios da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Em 2021, no dia 10 de fevereiro, foi ratificado o Sétimo Acordo Adicional entre a Santa Sé e a República da Áustria à Convenção para o Regulamento das Relações Patrimoniais de 23 de junho de 1960, assinado em 12 de novembro de 2020.

Também em 2021, em 26 de novembro, a Santa Sé depositou o instrumento de ratificação da Convenção Global sobre o reconhecimento de qualificações no ensino superior, adotada pela UNESCO em 25 de novembro de 2019. Além disso, em 31 de maio, foi formalizada a participação da Santa Sé nos trabalhos da Organização Mundial da Saúde como um estado não-membro observador.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo