Às vésperas da peregrinação

Reitor do Santuário de Fátima convida a rezar pelo fim da pandemia

Santuário de Fátima divulgou, hoje, mensagem de seu reitor por ocasião da peregrinação que se aproxima

Da Redação, com Santuário de Fátima

Rezar pelo fim da pandemia e pela paz no mundo. Esse é o convite do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, em uma mensagem divulgada nesta sexta-feira, 7, às vésperas da Peregrinação Internacional Aniversária de maio.

Essa peregrinação volta a ser celebrada com peregrinos no Recinto de Oração, mas ainda com restrições. Será permitida a participação de 7.500 peregrinos, um número menor do que o que seria desejado, diz o sacerdote.

“Como sabeis, ainda não adquirimos os níveis de vacinação que nos permitam encarar com tranquilidade esta pandemia, que nos vai surpreendendo sempre. Não é por isso, ainda, o tempo de nos juntarmos todos”, recorda.

Esperança sempre

Padre Carlos lembra ainda que a mensagem de Fátima foi deixada por Nossa Senhora em um contexto também difícil. Na época, era tempo de guerra, doença e privação, mas a mensagem aos pastorinhos foi de esperança: o bem triunfará.

Apesar do sofrimento, os santos Francisco e Jacinta Marto nunca desistiram de acreditar e se confiar a Deus, frisa o sacerdote. São, portanto, modelo para os fiéis hoje.

“O vírus que nos atormenta e nos afasta da possibilidade de celebrarmos a nossa fé não pode ser mais forte de que a esperança, a certeza e a alegria de nos sentirmos amados por Deus.”

O tema das peregrinações

Este ano, as seis peregrinações internacionais aniversárias, de maio a outubro, têm por base o tema do Ano Pastoral: “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”.

“Façamos da fragilidade uma oportunidade para recuperar a verdade e a autenticidade da nossa fé, e confiemos a nossa fragilidade a Nossa Senhora, que é mãe e protetora”, desafiou o sacerdote. Ele pediu ainda que ninguém se deixe “abater pelo desânimo”.

“Os que não puderem vir, acendam uma vela e rezem conosco na vossa igreja, na vossa casa, ligados a Fátima, e unidos a Nossa Senhora em oração. A oração restitui o conforto e ajuda a vencer os medos. Juntos rezaremos pelo fim da pandemia e pela paz no mundo”, disse ainda.

O sacerdote concluiu falando da esperança de que os dias mais difíceis irão passar e logo será possível o reencontro na Cova da Iria.

Medidas de segurança

Para a peregrinação, o Santuário segue com as medidas de segurança na pandemia, em articulação com as autoridades. Em todas as celebrações, é obrigatório o uso de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos.

Neste domingo, 9, a lotação já será limitada a 7500 peregrinos na missa das 11h, no Recinto de Oração. Haverá pessoas acolhendo os peregrinos disponibilizando álcool gel e indicando os lugares para onde devem seguir. No total, serão 80 pessoas envolvidas, entre funcionários do Santuário e voluntários.

Os espaços ao longo do Recinto estão assinalados por círculos e em cada um poderão ficar apenas peregrinos que pertençam ao mesmo agregado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo