Ação missionária

Regional Sul 1 da CNBB envia mais duas missionárias para Pemba

Religiosas da Fraternidade Missionária O Caminho ficarão de 4 a 6 anos em missão em Pemba

Da Redação, com Regional Sul 1 da CNBB

Religiosas ficarão de 4 a 6 anos em Pemba, na África / Foto: Regional Sul 1 CNBB

Em comunhão com o desejo do Papa Francisco, de uma Igreja em saída, o Regional Sul 1 da CNBB envia mais duas missionárias para a diocese de Pemba, no continente Africano. Irmã Sorella do Santíssimo Sacramento e Irmã Eulália de Nossa Senhora Serva pertencem à Congregação da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade Missionária O Caminho).

As religiosas aproveitaram os últimos dias que antecedem a ida para a Missão em Pemba e se encontraram, no último dia 3 de agosto, com o secretário do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Luiz Carlos Dias, e com o secretário executivo, padre Thiago Faccini Paro, na sede da entidade, na capital paulista.

Leia também
.: “Não abandonemos os moçambicanos”, pede Comunidade Santo Egídio
.: Fundação AIS intensifica apoio à comunidade cristã em Moçambique

As Irmãs ficarão em missão de 4 a 6 anos. Elas vão trabalhar no Projeto Santa Teresa de Calcutá, que atende crianças doentes sobretudo com desnutrição e HIV. Também vão colaborar nas atividades pastorais da Paróquia Santa Marta junto às famílias, na catequese, infância missionária e demais atividades. A missão também prevê ajudar as famílias que fugiram de suas aldeias por conta das guerras, sendo sinais de esperança, fé, alegria e amor em tempos tão difíceis.

Dom Luiz destacou a disponibilidade e a alegria destas religiosas que partem para enfrentar uma realidade absolutamente adversa. “É um trabalho importantíssimo no ponto de vista humanitário, porque ali as religiosas acolhem crianças, muitas delas apresentando sinais de desnutrição. Elas partem em missão com muita alegria e disponibilidade. Na ocasião, também partilhamos a Palavra de Deus e rezamos, assim elas saíram deste encontro mais encorajadas rumo a África, especificamente na diocese de Pemba”, conta o bispo.

Diocese de Pemba

A diocese de Pemba foi criada, em 1957, com uma área de cerca de 82.625km² (quase do tamanho de Portugal). Está localizada ao norte de Moçambique e abrange toda a Província de Cabo Delgado, fazendo fronteira com as duas outras Províncias do Norte do país: Nampula e Niassa.

Moçambique é um dos países mais pobres do continente africano. A Província de Cabo Delgado é uma das regiões mais carentes do país com uma população aproximada de dois milhões e quatrocentos mil habitantes. Estima-se que 30% da população seja católica, entre 20% a 22% muçulmanos, e quase metade da sociedade local (cerca de 48% a 50%) tenham religiões tradicionais africanas.

Desde 2018, o Regional Sul 1, que compreende o estado de São Paulo, mantém uma missão ad gentes na região, nas aldeias de Nangade, Mazeze e Metoro. O Projeto é mantido com recursos do Fundo Missionário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo