Comunicado

Rede Mundial de Oração do Papa passa a ser Fundação vaticana

Papa erigiu a Fundação Rede Mundial de Oração do Papa; Vaticano publica estatuto da Fundação

Jéssica Marçal
Da Redação, com informações do Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco elevou a Rede Mundial de Oração do Papa à condição de pessoa jurídica canônica e vaticana, passando a ser Fundação Rede Mundial de Oração do Papa (antigo Apostolado da Oração). A informação foi divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé nesta quinta-feira, 3, que também publicou o estatuto da fundação, aprovado pelo Papa, e que entrará em vigor ad experimentum por três anos a partir da data de aprovação.

A Fundação tem sede no Estado da Cidade do Vaticano e continuará aos cuidados da Companhia de Jesus, informa um comunicado da sala de imprensa vaticana. O escopo da Fundação é coordenar e animar o vasto movimento espiritual, sempre estimado pelo Pontífice, que acolhe e difunde as intensões mensais de oração propostas pelo Papa à Igreja.

Como diretor internacional da Fundação, o Papa Francisco nomeou o padre Frederic Fornos, S.I., que já era Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa.

A mudança é instituída com o quirógrafo do Santo Padre datado de 17 de novembro de 2020. No documento, Francisco explica que, há alguns anos, já havia instituído a Rede Mundial de Oração do Papa como Obra Pontifícia, para destacar o caráter universal de tal apostolado e a necessidade que todos têm de rezar sempre mais e com sinceridade de coração. A mudança de agora busca coordenar e animar este movimento espiritual dotando-o com uma estrutura adequada aos tempos atuais.

A Rede Mundial de Oração do Papa desenvolveu-se da iniciativa original do Apostolado da Oração, que nasceu na França em 1844 e inicialmente era direcionado aos jovens jesuítas durante a formação inicial. Depois, expandiu-se rapidamente como apostolado de oração para a missão da Igreja, alcançando cerca de 13 milhões de membros em muitos países.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo