Expectativa

Que a visita do Papa possa contribuir para a paz no Iraque, diz bispo

Bispo auxiliar de Bagdá manifesta esperança diante da proximidade da viagem de Francisco ao Iraque

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Andreas Solaro – Pool via REUTERS

Dom Basel Yaldo deseja que a visita do Papa possa contribuir para a paz no Iraque. O bispo, que é auxiliar de Bagdá, está coordenando a Igreja iraquiana para a viagem de Francisco. O país terá a presença do Santo Padre de 5 a 8 de março.

A declaração do prelado foi divulgada pela thenationalnews.com, e reproduzida pelo abouna.org. Dom Yaldo faz votos para que a visita ajude o país a ser uma nação de “mentalidade aberta”.

Leia mais
.: Vaticano divulga programação da viagem do Papa ao Iraque
.: Anunciado encontro do Papa com Aiatolá Ali al Sistani no Iraque
.: Viagem do Papa ao Iraque é histórica, diz bispo que coordena a visita

O bispo pede também que os jovens possam comprometer-se com alegria pelo seu futuro. Isso, para garantir um amanhã melhor para as próximas gerações.

Realidade dos cristãos no Iraque

Antes da segunda Guerra do Golfo de 2003, havia cerca de 1,5 milhão de cristãos no Iraque. Atualmente, estima-se que existam apenas 250 mil. Muitos fugiram do país também por causa da guerra sectária.

Além disso, em 2014, os ataques do autodenominado Estado Islâmico contra grupos minoritários representaram outro golpe contra as comunidades cristãs. Muitos nunca mais voltaram para suas casas em Mosul e outras cidades.

Igrejas católicas e ortodoxas

No Iraque, coexistem várias Igrejas de rito oriental. Elas são católicas e ortodoxas. A Igreja Católica espera que a Viagem Apostólica do Papa incentive os cristãos iraquianos a retornar aos seus lugares de origem.

Leia mais
.: Patriarca caldeu divulga “Oração pela visita do Papa” ao Iraque
.: Viagem do Papa ao Iraque irá encorajar os cristãos, diz Parolin

Retorno dos cristãos

“A visita irá garantir visibilidade aos cristãos dando grande significado e relevância à sua presença nesta parte do mundo e ao seu sofrimento ao longo da história”. É o que afirma Dom Yaldo em declaração.

Cidades que serão visitadas pelo Papa

O Papa Francisco terá encontros em várias cidades. Estão inclusas em seu itinerário: Bagdá, Erbil, Mosul e a antiga Ur. Esta última é morada do patriarca Abraão, pai das três religiões monoteístas: cristianismo, judaísmo e islamismo.

“Ur é o ponto alto da visita, porque Abraão representa o sinal da unidade para todos nós que vivemos nesta terra. Ver a casa de Abraão será um grande símbolo de unidade para todas as religiões que têm esse elemento em comum”, explica o bispo auxiliar de Bagdá.

Leia também
.: Cardeal Sako comenta expectativa da visita do Papa ao Iraque
.: AIS afirma que visita do Papa ao Iraque “é um sinal de esperança”
.: Visita do Papa será um “remédio”, diz pároco de Qaraqosh

Viagem adiada em 2020

O Pontífice deveria ter ido ao Iraque no ano passado. Os problemas de segurança e a pandemia adiaram a viagem. Dom Yaldo especificou que ainda existem preocupações com estes dois elementos, mas que a prioridade da Igreja é “garantir a segurança de todos”.

O desejo do prelado é que a visita do Papa contribua para a paz no Iraque, após anos de grande sofrimento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo