Proximidade

Que a mensagem do Papa ajude a construir pontes, diz religioso em Cuba

Capuchinho brasileiro em Havana comentou as palavras de Francisco ao povo cubano

Da redação, com Vatican News

Foto: Jeremy Zero via Unsplash

“Estou próximo também do querido povo cubano nestes momentos difíceis, especialmente das famílias que mais sofrem”. Assim tem início o apelo do Papa Francisco em favor de Cuba. A manifestação de solidariedade foi feita também no Angelus deste domingo, 18.

As palavras do Pontífice foram acolhidas com entusiasmo por dezenas de fiéis que estavam presentes na Praça São Pedro com bandeiras cubanas e cartazes. O mesmo entusiasmo se verificou na Ilha. Em Havana, o o frade capuchinho Gilson Baldez, que reside no país há um ano e cinco meses, comentou a proximidade de Francisco.

“Muito obrigado, Papa Francisco, pela sua solidariedade e proximidade ao povo cubano, neste momento difícil de sua história”, disse.

Realidade de Cuba

Desde domingo, dia 11, em várias cidades da ilha foram realizadas manifestações populares. Elas foram iniciadas para expressar a insatisfação e o descontentamento frente à situação econômica e social do país. Crise foi ainda mais agravada pela pandemia da Covid19. Infelizmente, em algumas ocorreram lamentáveis atos de violência e prisões.

“Que a mensagem do Papa Francisco ajude a construir pontes que favoreçam o diálogo e garanta o respeito à liberdade de expressão de todos os cidadãos. Para que juntos possam construir uma sociedade mais justa e solidária!”, frisou o religioso.

Com efeito, em seu apelo o Pontífice reza ao Senhor que a construção desta sociedade mais justa e fraterna seja feita “em paz, diálogo e solidariedade”. “Exorto todos os cubanos a confiar na materna proteção da Virgem Maria da Caridade do Cobre. Ela acompanhá-los-á neste caminho.”

Comunidade cubana segura bandeiras do país durante a oração do Angelus deste domingo, 18, na Praça de São Pedro, no Vaticano /Foto: REUTERS / Remo Casilli

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo