Passos de um sonho

Projeto quer erguer uma igreja em Ur dos Caldeus, no Iraque

Planície de Ur dos Caldeus recebeu a visita do Papa em março passado; projeto de igreja recebeu bênção e encorajamento do Cardeal Sako

Da Redação, com Agência Fides

Planície de Ur recebeu visita do Papa Francisco em março passado / Foto: Reprodução Youtube – Vatican News

Uma igreja em Ur dos Caldeus, no Iraque, com uma sala para encontros e acolhimento dos peregrinos. Este é o projeto apresentado ao Patriarca caldeu, Cardeal Louis Raphael Sako, pelo engenheiro caldeu Adour Ftouhi Boutros Katelma. A informação é noticiada nesta segunda-feira, 12, pela Agência Fides.

Segundo os órgãos de informação do patriarcado, o engenheiro iraquiano apresentou o projeto como uma doação sua. Ele se colocou à disposição também para os recursos necessários para a sua realização.

O Cardeal Sako encorajou e abençoou a iniciativa. Ele sugeriu dedicar a Igreja a Ibrahim al Khalil, Abraão pai de todos os crentes. Também sugeriu intitular a sala de encontros para os peregrinos de “Papa Francisco”, que visitou Ur dos Caldeus em 6 de março durante sua viagem ao Iraque.

Acesse
.: Cobertura da viagem do Papa Francisco ao Iraque

No encontro entre o engenheiro e o Patriarca, também se sinalizou que o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kadhimi, manifestou aprovação ao projeto.

“Aqui, diante da morada de nosso pai Abraão, temos a impressão de regressar a casa”. Assim o Papa Francisco iniciou o seu discurso na visita a Ur, após ser recebido em Najaf pelo Grande Aiatolá Ali al Sistani. Esse foi um dos momentos-chave de sua visita apostólica ao Iraque.

Em sua intervenção, o Santo Padre repropôs a viagem de Abraão de Ur à Terra Prometida como caminho que todos os crentes e toda a família humana são chamados a cumprir para atravessar as trevas do tempo presente.

No dia 8 de maio passado, expoentes de diferentes Igrejas Cristãs de todo o mundo visitaram Ur dos Caldeus. Eles rezaram juntos na morada de Abraão em um ato eclesial e ecumênico que exprimiu também o desejo de que o fluxo das peregrinações cristãs logo se reinicie e cresça naquela região.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo