UNESCO

Primeiro dia internacional contra a violência, bullying e cyberbullying

O dia, instuído em novembro do ano passado pela ONU e a UNESCO, tem como tema “Juntos contra o bullying na escola”

Da redação, com Vatican News

O Primeiro Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying, é celebrado nesta quinta-feira, 5. A UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — estabeleceu o dia anual em sua 40ª Conferência Geral em novembro de 2019, reconhecendo que o bullying nas escolas e o cyberbullying são uma violação dos direitos das crianças e adolescentes à educação, à saúde e ao bem-estar .

De acordo com um relatório recente da UNESCO, intitulado “Por trás dos números: acabando com a violência escolar e o bullying” (2019), mais de 30% dos alunos do mundo todo foram vítimas de bullying.

Quase um em cada três alunos foi intimidado por seus colegas na escola pelo menos uma vez no último mês e uma proporção semelhante foi afetada por violência física. A violência escolar e o bullying é posta em prática principalmente por colegas, mas, em alguns casos, também por professores e outros funcionários da escola. Castigos corporais ainda são permitidos em escolas de 67 países.

Consequências

Existem efeitos negativos significativos da violência, inclusive no desempenho acadêmico, na saúde mental e na qualidade de vida em geral. Os alunos que sofrem bullying com frequência têm quase três vezes mais probabilidade de se sentirem estranhos na escola e duas vezes mais probabilidade de faltar à escola do que aqueles que não sofrem bullying com frequência.

Vítimas de bullying têm pior histórico educacional e também são mais propensos a abandonar a educação formal após concluir o ensino médio. Eles têm duas vezes mais chances de se sentirem solitários, de não conseguirem dormir à noite e de pensarem em suicídio. Um estudo realizado em 77 países mostrou o impacto negativo do bullying no desempenho das meninas em testes de matemática e ciências. Segundo a UNESCO, a aparência física é o principal motivo do bullying, seguida pela etnia, nacionalidade e a cor da pele. 

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO / Foto: Reprodução Youtube

Cyberbullying

Em uma mensagem para o dia internacional, a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, observou que um em cada dez estudantes foi vítima de cyberbullying, acrescentando que essa forma de bullying está aumentando na esteira da pandemia Covid-19.

De acordo com dados de sete países europeus, a proporção de crianças de 11 a 16 anos que foram vítimas de cyberbullying aumentou de 7% para 12% entre 2010 e 2014. O cyberbullying pode ocorrer no mundo virtual, disse Azoulay, mas tem um impacto muito real na saúde das crianças. “Além dos números, existem histórias trágicas, escolas arruinadas e vidas às vezes destruídas para sempre.”

Muitas pessoas pensam que o bullying na escola, incluindo o cyberbullying, é um rito de passagem inevitável para a idade adulta e que é relativamente inofensivo e que pouco se pode fazer para impedi-lo. Em vez disso, há fortes evidências de que a violência e o bullying na escola, incluindo o cyberbullying, podem ser prevenidos e enfrentados de forma efetiva quando percebidos.

Azoulay espera que o dia internacional crie uma consciência global sobre a escala do problema e sobre a necessidade de acabar com o bullying e o cyberbullying o mais rápido possível. “Como alunos, pais, membros da comunidade educacional e cidadãos comuns, todos temos um papel a desempenhar para acabar com a violência e o bullying nas escolas”, pediu.

O que o Papa Francisco pensa a repeito do bullying

O Papa Francisco, que tem sido um fervoroso defensor da educação saudável e de qualidade para os jovens, abordou a questão do bullying em diversas ocasiões. Francisco lamentou que “o bullying seja um ‘ar’ que nossos filhos respiram com frequência”. “O remédio é fazer com que respirem um ar diferente, mais saudável e humano. É por isso que uma aliança com os pais é muito importante”, reiterou.

Durante seu encontro com jovens em Tóquio, no Japão, em novembro de 2019, o Santo Padre falou longa e abertamente sobre o bullying. Respondendo a uma pergunta de uma vítima de um agressor, um filipino, o Santo Padre disse que quem agride tenta escapar de seu próprio medo. “A coisa mais cruel sobre o bullying é que ele ataca nossa autoconfiança no momento em que mais precisamos da capacidade de nos aceitarmos e enfrentarmos novos desafios na vida”. “Às vezes, as vítimas de bullying até se culpam por serem ‘alvos fáceis’ e podem até acabar em situações muito trágicas”, lamentou.

Os valentões são, na verdade, fracos e medrosos

“Ainda assim, paradoxalmente”, observou o Sucessor de Pedro, “são os valentões os verdadeiramente fracos, porque no fundo os valentões têm medo e encobrem este medo com uma demonstração de força”. O Papa disse que o agressor sempre tem medo e o medo é sempre inimigo da bondade e, portanto, é inimigo do amor e da paz. “Todas as religiões ensinam a tolerância, ensinam harmonia e misericórdia; as religiões não ensinam medo, divisão e conflito”.

Assim, Francisco exortou os jovens a darem as mãos na luta contra o bullying, dizendo: “Não há arma maior contra essas ações do que ficar entre nossos colegas e amigos e dizer: ‘O que você está fazendo — bullying — é errado'”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo