40 anos do falecimento

Primeira imagem da Irmã Benigna em 3D será apresentada neste sábado

Apresentação será na Missa pelos 40 anos de falecimento da Serva de Deus Irmã Benigna

Da Redação, com Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade

Neste sábado, 16, uma celebração na Catedral Arquidiocesana de Belo Horizonte recorda o 40° Aniversário de falecimento da Serva de Deus Irmã Benigna Víctima de Jesus. Na ocasião, também será apresentada, para o conhecimento dos amigos e devotos, a primeira imagem da Irmã Benigna em 3D.

A Missa será às 10h, presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Os fiéis poderão participar presencialmente, observando os protocolos de segurança em virtude da pandemia ou pelas mídias sociais.

Estará presente a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (CIANSP), Madre Teresa Cristina Leite. Também representantes da Presidência da Associação dos Amigos de Irmã Benigna (AMAIBEN). Essa é uma instituição fundada pela Senhora Maria do Carmo de Souza Figueiredo Mariano.

A imagem

Foto: Divulgação

A imagem de Irmã Benigna foi modelada a partir das fotos da religiosa. Sua produção começou em meados de setembro de 2019.

“Muito embora sua imagem não ostente uma auréola, uma vez que ainda não é autorizada sua veneração pela Igreja, esta criação que ora apresentamos a todos os seus fiéis devotos e amigos traz, em cada detalhe, a memória das marcas com que a Serva de Deus nos inspira diariamente ao serviço, à caridade, à generosidade e ao atendimento a Cristo em seu projeto de libertação do ser humano e promoção da vida.” Quem explica é a superiora geral da congregação, Madre Teresa Cristina Leite, em texto de divulgação sobre a imagem.

Os significados

A imagem da mulher de pele negra reafirma a valorização da mulher, especialmente, da mulher negra, da qual se origina o carisma fundacional da CIANSP. Também recorda a necessidade de combater todos os tipos de escravidão e preconceito, a exemplo de Irmã Benigna.

O rosto traduz a esperança e o acalanto suave que a presença da religiosa transmitia. “Seu sorriso largo, que contagiava e envolvia, levando as pessoas à oração e ao fortalecimento da fé, está emoldurado no rosto forte da mulher que revela o próprio Deus com sua vida”, pontua Madre Teresa.

Na mão direita, o pão, representando o povo que tem fome. “Irmã Benigna tinha os braços marcados por carregar diversas bolsas de donativos que recolhia incansavelmente para levar aos mais pobres, aos enfermos e aos necessitados”. E na mão esquerda, o terço, representando sua vida de oração e a devoção a Nossa Senhora. A bolsa a tiracolo era um costume da Serva de Deus.

O crucifixo recorda o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. O hábito próprio da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade representa a vida consagrada.

Processo de beatificação

O processo de beatificação da Serva de Deus Benigna Victima de Jesus, pertencente à Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, encontra-se no Vaticano. Todos os documentos e os possíveis milagres são analisados para a aprovação e reconhecimento da Igreja.

Nesta fase, já foi autorizada a confecção da imagem que será divulgada nesta celebração. Os fiéis ainda devem aguardar a promulgação do título de Venerável, por esse motivo a imagem não possui auréola. “Pelo andamento do processo almejamos que em breve poderemos oferecer à humanidade esse sinal de fé e esperança”, explica em nota a Congregação.

A data de falecimento é um marco muito importante para o reconhecimento dos Santos: é o dia em que a pessoa nasce para a eternidade. Por essa razão, o dia da comemoração da Serva de Deus se faz na data de seu falecimento, 16 de outubro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo