22 de fevereiro

Prêmios de Comunicação da CNBB: inscrições começam este mês

Inscrições poderão ser realizas de 22 de fevereiro até 23 de maio

Da redação, com CNBB

Imagem: Divulgação – CNBB

As inscrições para os Prêmios de Comunicação da CNBB estarão abertas a partir do dia 22 de fevereiro. A conclusão das inscrições será no dia 23 de maio. Os trabalhos inscritos deverão ter sido realizados entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

O edital foi lançado em novembro pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em conjunto com a Comissão para a Comunicação. A cerimônia de entrega está prevista para acontecer em outubro de 2021, na cidade de Brasília (DF).

Em carta, a CNBB afirma que, por meio dos prêmios, reconhece trabalhos que promovem os valores cristãos em diferentes áreas da comunicação no país.  A carta é assinada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O texto também foi assinado pelo presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB e responsável pelos Prêmios de Comunicação da CNBB, Dom Edilson Soares Nobre. O coordenador dos prêmios, Rafael Alberto Alves dos Santos também contribuiu com a carta.

Segundo Santos, é a primeira vez em que os prêmios vão contemplar trabalhos realizados em 2 anos – 2019 e 2020. O motivo foi o cancelamento da premiação em 2020 em razão da pandemia do novo Coronavírus. Além dos prêmios tradicionais (Cinema, TV, Rádio, Internet/Redes Sociais e Imprensa), a CNBB estreia nesta 53ª edição duas novas categorias. São elas: Pesquisas de Pós-Graduação e práticas/experiências da Pastoral da Comunicação. 

Mudanças e aprimoramentos

O coordenador dos prêmios de Comunicação da CNBB informa também que algumas mudanças foram feitas no prêmio, desde a reformulação da logomarca até pequenos ajustes nas categorias. Por exemplo, antes podiam se inscrever apenas longas acima de 70 minutos e curtas abaixo de 40 minutos. As produções entre 40 e 70 minutos ficavam de fora.  Agora o novo edital considera longa acima de 70 e curta abaixo de 70 minutos.

Está em curso também um processo de renovação das instituições que compõem o júri técnico dos Prêmios. Outra mudança, anunciada pela coordenação dos Prêmios de Comunicação da CNBB, é na composição da comissão eclesial de julgamento das obras que se candidatam. A partir desta edição passarão a ser 21 bispos, sendo 3 para julgar as obras inscritas em cada categoria.

O site dos prêmios também foi completamente reformulado, a partir da  nova identidade visual. Para acessar e obter mais informações basta entrar no seguinte endereço: www.premios.cnbb.org.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo