Acampamento

Pregações do PHN 2021 neste sábado frisam a castidade

Juninho Cassimiro e Frei Gilson conduziram as pregações desta manhã; programação segue à tarde e à noite, transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação

Jéssica Marçal
Da Redação

A pregação com Juninho Cassimiro na manhã deste sábado, 17 / Foto: Wesley Almeida

Um momento oracional com a Virgem Maria iniciou as atividades do Acampamento PHN 2021 neste sábado, 17. Na sequência, a já tradicional Adoração ao Santíssimo Sacramento, que precede as pregações. Nesta manhã, as reflexões tiveram como foco a castidade.

A primeira pregação foi com Juninho Cassimiro. Ele refletiu sobre o tema “Dois Jovens e o Amor”, inspirado no trecho bíblico de Tobias (capítulo 8, versículo 4). Cassimiro enfatizou a busca pela santidade e castidade, que partem do conhecimento e amor por Jesus. O compromisso de castidade é feito, acima de tudo, com o Senhor, frisou.

Leia também
.: Rodrigo Ferreira e Tiago Marcon pregam no PHN 2021

“A geração PHN quer ser santa, luta para isso, corre para isso, é arrastada para isso, para uma vida de santidade. O caminho é esse: conhecer e amar Jesus”.

Juninho alertou sobre as tantas realidades que hoje atraem a atenção. E por isso mesmo é preciso pedir a Deus que purifique o olhar, a inteligência e a razão, para que haja a decisão pela castidade. A castidade é uma graça, mas também uma decisão, definiu Cassimiro.

O pregador atentou ainda sobre a fragilidade e a carência da geração atual, que acaba cedendo facilmente ao prazer. “Está constatado, estamos vendo isso na juventude e até em alguns adultos que não foram educados para a fortaleza, para a temperança (…) E aí vemos nos namoros não só a questão da castidade, mas vemos relacionamentos fracos”.

Adoração Eucarística nesta manhã no PHN 2021 / Foto: Wesley Almeida

Citando a passagem bíblica, Cassimiro lembrou que Tobias e Sara olharam para a santidade dos pais e reconheceram que deviam, então, casar-se e viver como santos também. Nisso, deixou um apelo também aos pais, um chamado à conversão, para mudarem os rumos de suas famílias, colocando limites na educação dos filhos.

“Você pode viver como um ser humano santo. O seu amor a Jesus o eleva à santidade, à pureza. Entenda isso, você é livre”, finalizou.

Frei Gilson: “Castidade e Sadia Convivência”

Na segunda pregação, Frei Gilson, dos carmelitas mensageiros do Espírito Santo, abordou o tema “Castidade e Sadia Convivência”.

A reflexão foi perpassada por ensinamentos de Santo Afonso Maria de Ligório. “Castidade é ter coração puro, mente pura, pensamentos puros, palavras puras, ouvidos puros”, destacou o frei.

O religioso falou sobre caminhos para a castidade, o que requer vigilância. Cada um, por si, não pode ser casto, pois é uma graça concedida a quem se esforça para alcançá-la. “Castidade é dom de Deus, não é mérito seu”, pontuou.

As tentações existem, lembrou o religioso, explicando que Deus as permite para que a pessoa enxergue a sua fraqueza e seja humilde. Citando o santo, enfatizou que o primeiro e mais eficaz meio para combater as tentações é a oração.

O caminho de castidade e santidade requer também saber renunciar às más companhias, ressaltou frei Gilson. Não se trata de desprezar as pessoas, mas de se afastar das amizade e convívios que não conduzem para Deus. Até mesmo no entretenimento é preciso cuidar: cuidar do que se lê, do que se assiste, do que se ouve.

“Todos os filhos de Deus são chamados à vivência da castidade, e ela é possível. (…) Castidade é a forma de amar do jeito certo. Não tenha medo da castidade, assuma-a”, foi o convite do frei. A castidade, então, vai levar a uma sadia convivência, explicou.

Programação da tarde

À tarde, a programação do PHN 2021 recomeça às 14h, com outra pregação de Juninho Cassimiro sobre o tema “Família”. A reflexão será seguida de um momento de oração com Pitter Di Laura.

Às 16h, a Santa Missa no Santuário do Pai das Misericórdias com o padre Edilberto Carvalho. Já à noite, show das 21h às 22h30 com Frei Gilson. A programação do dia termina com o luau com Brais Oss, com transmissão pelo Instagram @cancaonova.

Promovido pela Comunidade Canção Nova, o Acampamento PHN 2021 não tem público (apenas nas Missas, com participação limitada), devido à pandemia. Mas toda a programação pode ser acompanhada pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Acesse a programação completa em eventos.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo