2021 - 2022

Pontifícias Obras Missionárias vivem ano celebrativo 

POM celebra três datas comemorativas; Diretor Nacional comenta sobre ano: “Tempo de conhecer melhor o objetivo, carisma, natureza e ações”

Da redação, com POM

Cruz missionária / Foto: POM

Presente em 130 países, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) vivem ano celebrativo.

Nesta segunda-feira, 3, as POM celebram dois aniversários que marcam o caminho de preparação para os duzentos anos de fundação da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (1822) e cem anos de elevação do caráter pontifício (1922). 

Leia também
.: Em mensagem às POM, Papa reitera fundamentos da missão cristã

Além destas duas datas, em 2022 é celebrado os 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos.

Tempo de conhecimento

Segundo o diretor nacional das POM, padre Maurício da Silva Jardim, estas celebrações são ocasiões para conhecer melhor o objetivo, carisma, natureza e ações das POM em todo mundo.

Será um tempo propício para destacar o testemunho de Pauline Jaricot, fundadora da Obra da Propagação da Fé (POPF), que inspirou para o surgimento da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Obra de São Pedro Apostolo e da União Missionária. 

Selo celebrativo

Um novo selo celebrativo foi apresentado. Ele busca representar em imagem esse caminho vivido até o mês de maio de 2022. 

Caminho de reforma

A intenção deste ano celebrativo será visitar a fonte carismática de onde surgiram as Obras Pontifícias. Segundo o sacerdote, isso fará desencadear um caminho de reforma a pedido do Papa Francisco:

“A preparação do Mês Missionário Extraordinário 2019 é uma ocasião providencial para renovar nossas Obras Missionárias” (discurso ao Conselho Superior das POM em 1º de junho de 2018). 

Leia mais
.: Através das POM, batizados respondem à vocação missionária, diz padre

Renovação das POM 

A renovação das POM parte do seu carisma fundacional, iniciado com Pauline Jaricot em 1842.

Ela com um grupo de mulheres operárias da França começou uma rede de oração e solidariedade para apoiar os missionários franceses que viviam a missão ad gentes na China.

O anúncio iminente da sua beatificação e as celebrações do centenário do caráter pontifício das Obras e o 200º aniversário da fundação da Obra para a Propagação da Fé, são ocasiões para avançar no caminho de reforma.

Para este caminho de reforma, as POM no âmbito internacional, elaborou um instrumento de trabalho para envolver as direções nacionais. 

Instrumento de trabalho

Este instrumento está dividido em três partes: Natureza e carisma das POM; Estruturas atuais das POM e Ações a serem consideradas para renovar as POM. O caminho metodológico adotado, parte da natureza e carisma fundacional das POM iniciado a duzentos anos e confirmados com caráter pontifício em 3 de maio de 1922, pelo Papa Pio XI.

Leia mais
.: Fundo de Emergência das POM ajuda países de missão na pandemia

No Brasil, a equipe nacional das POM com os secretários das Obras Pontifícias, estão refletindo o instrumento de trabalho. Ela também está pensando um caminho metodológico sinodal que envolva as lideranças ligadas a obra da Propagação da Fé (POPF), da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da União Missionária (PUM), os Conselhos Missionários, a vida consagrada, os ministros ordenados e todo.

Escuta

Para este caminho, a primeira atitude será de escuta de todo povo das Igrejas locais. O objetivo é identificar qual o impacto das Obras e qual contribuição específica que podemos oferecer na animação e cooperação missionária. 

Será um tempo, de acordo com padre Maurício, para avaliar qual a incidência que os grupos vinculados as obras pontifícias estão tendo no despertar da consciência missionária universal em todo povo de Deus.

“Precisamos nos perguntar sobre quais ações devemos priorizar com mais recursos para que a missão ad gentes não caia no esquecimento das atividades da pastoral ordinária”, ressaltou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo