Novo apelo

Patriarcas e bispos católicos pedem fim das sanções contra a Síria

Emergência humanitária e social na Síria esteve entre os temas tratados no encontro realizado em Aleppo

Da redação, com Vatican News

Rua danificada na cidade de Kafr Batna, no leste de Ghouta, Síria/ Foto: Omar Sanadiki – Reuters

Patriarcas e bispos católicos pedem fim das sanções contra a Síria. O novo apelo ocorreu na conclusão do encontro anual do Conselho dos Patriarcas e Bispos Católicos da Síria, reunido de 18 a 20 de maio em Aleppo.

Segundo os religiosos, as sanções culminaram com o “Caesar Act” da administração Trump. Todos firmaram o compromisso de trabalharem juntos para mitigar os pesados ​​efeitos sobre a população síria e para deter o êxodo de sírios, especialmente de jovens.

Um apelo também foi feito às Nações Unidas para intervir no novo conflito na Terra Santa. 

Ajuda da Igreja

O comunicado final relata que no centro dos trabalhos – na qual também se pronunciou o núncio apostólico em Damasco, cardeal Mario Zenari – ,  esteve a emergência humanitária e social na Síria.

O país está reduzido ao limite extremo por dez anos de guerra e pela crise econômica, agora agravada da pandemia Covid-19.

Leia também
.: Papa encoraja organismos católicos que atuam na Síria e no Iraque
.: Vaticano promove reunião sobre a crise humanitária da Síria e do Iraque

A Caritas Síria vem dando apoio à população. Uma obra – foi destacado – oferecida a todos, sem distinção de pertença religiosa ou étnica, e por meio da qual a Igreja dá um “testemunho visível” da sua presença entre os necessitados e sofredores, “cujo número aumenta a cada dia”.

Jovens

A emigração maciça de sírios, em particular dos jovens que não conseguem imaginar seu futuro no país, também recebeu a atenção dos patriarcas e bispos católicos.

A este respeito, foi sublinhada a necessidade de uma colaboração mais estreita entre as Igrejas. A finalidade é tentar conter este êxodo e, em particular, convencer os jovens cristãos a permanecerem nas suas terras.

“Acreditamos que a nossa presença e o nosso testemunho neste país são necessários e importantes”, ressaltaram os religiosos.

Tensões em Gaza e a Viagem do Papa ao Iraque

Os prelados então expressaram sua condenação às operações do exército israelense na Faixa de Gaza. Eles pediram a intervenção das Nações Unidas para impedir a escalada do conflito.

Leia também
.: Encontro no Vaticano: núncio e diplomatas discutem situação na Síria
.: Cardeal Zenari e o grito pela Síria: não deixemos a esperança morrer

Outro tema abordado durante o encontro foi a recente Viagem Apostólica do Papa Francisco ao Iraque. Foram destacados os resultados positivos para os cristãos da região e para as relações com os muçulmanos.

Os prelados também enviaram uma carta ao Papa Francisco. Eles agradeceram “seu interesse por nossa pátria, sua defesa dos desfavorecidos, oprimidos e marginalizados e seu constante apelo à fraternidade universal, particularmente evidente na Encíclica Fratelli Tutti”.

Eleições na Síria

Com relação às iminentes eleições presidenciais na Síria, marcadas para 26 de maio, os bispos exortaram os cidadãos sírios a participarem.

Eles então expressaram suas felicitações aos muçulmanos pela recente festa Eid Al Fitr, que marca o fim do Ramadã.

Por fim, dos patriarcas e bispos católicos, o convite aos sírios para rezarem pelo fim da pandemia e “trabalharem juntos para reconstruírem uma Síria moderna e um futuro melhor para todos os seus filhos, por meio de um diálogo construtivo e respeitoso de todos, a reconciliação e a rejeição da violência”.

Os trabalhos foram presididos pelo patriarca siro-católico Ignace Youssif III Younan e pelo patriarca greco-católico-melquita Youssef Absi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo