13 e 14 de setembro

Pastoral promove 1º Congresso de Empreendedores Católicos

Congresso denominado “Empreender e Crer” começa em Curitiba nesta sexta-feira, 13, e é voltado para os católicos empreendedores 

Julia Beck
Da redação

Daniel Godri, vice-coordenador da Pastoral do Empreendedor, durante palestra sobre empreendedorismo/ Foto: Canção Nova – Wesley Almeida

A Pastoral do Empreendedor realiza nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, o 1º Congresso de Empreendedores Católicos em Curitiba (PR). O evento acontece junto ao 3º Encontro Nacional de Empreendedores Católicos que será realizado na manhã deste sábado, 14. O vice-coordenador da Pastoral do Empreendedor, Daniel Godri Júnior, explica o propósito individual dos dois eventos.

Daniel Godri Júnior/ Foto: Arquivo Pessoal – Daniel Godri

“O propósito do Encontro Nacional é trocar experiências entre as pastorais do país, saber como implementar uma Pastoral do Empreendedor, dialogar com o fundador da pastoral, Frei Rogério Soares, e trocar experiências (…). No mesmo local, no período da tarde, ocorrerá o 1º Congresso Nacional de Empreendedores Católicos, denominado ‘Empreender e Crer’. Nesse encontro, teremos 3 palestrantes de renome: padre Joãozinho, Dalmir Santanna e Everton Barbosa. A tarde é para aprender conteúdos voltados para a empresa e para o profissional”.

Padre João Carlos Almeida, palestrante do evento, afirma que o encontro procura trazer todos os interessados no tema. Sobre o assunto que aprofundará com os participantes do congresso – “Mística da inovação: a espiritualidade como segredo para o sucesso!” –, o sacerdote adianta: “A minha palestra nasceu de uma pesquisa que estou fazendo há 5 anos em mim mesmo, no mecanismo inovador que eu utilizo para conceber diariamente o mini sermão (um minuto de mensagem enviado via redes sociais que atinge 12 milhões de pessoas diariamente, segundo estimativas)”.

Leia mais
.: A Importância da Tecnologia para os Empreendedores
.: Empreender um negócio ou trabalhar para uma organização?
.: Empreendedorismo: o poder do marketing digital para as empresas

O palestrante prosseguiu: “Qual é o segredo para tirar algo novo de um baú tão antigo que é a palavra de Deus? Hoje quem não inovar vai falir, é preciso inovação, então estou conjugando inovação com intuição”, explicou. Segundo padre Joãozinho, a palestra é fruto de uma sequência de cinco livros de sua autoria: “As 7 virtudes do líder amoroso”, “Como liderar pessoas difíceis”, “Primeiro Passo para o Sucesso”, “50 dias com o Espírito Santo” e os “5 segredos do Amor”. “São cinco livros que falam sobre a inspiração do amor, já que sou um padre da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, eu tinha que trazer essa mensagem para dentro do universo corporativo”, complementou.

A Pastoral do Empreendedor

“A Pastoral do Empreendedor já chega com muitos anos de atraso. No compêndio da Doutrina Social da Igreja, que é datado de 2004, já apontava para a necessidade de um espaço específico para o pastoreio daqueles que se dedicam à construção da sociedade por meio de algum tipo de empreendimento”, aponta padre Joãozinho.

Segundo o sacerdote, a Pastoral do Empreendedor surgiu há quase 10 anos, a partir da acolhida de Frei Rogério Soares em Salvador, na Paróquia Nossa Senhora da Luz. Ele conta que, antes da pastoral existir, visitou Salvador para dar uma palestra sobre as 7 virtudes do líder amoroso e foi então que surgiu a ideia de começar o trabalho. “Foi assim, nesse encontro de ideal e ideias onde eu fui passando, fui levando essa ideia, por exemplo, em São José do Rio Preto, Curitiba e agora ela se espalhou por todos os lugares. Não é uma ideia do Frei Rogério ou uma iniciativa do padre Joãozinho e sim uma proposta da Igreja e uma vontade de Deus”.

Padre Joãozinho explica sentido do exame de consciência

Padre Joãozinho / Foto: Arquivo Pessoal – Padre Joãozinho

A Pastoral do Empreendedor não é um grupo de benfeitores da Igreja, explicou o sacerdote. “A Pastoral do Empreendedor quer trazer esse sujeito eclesial que vive no mundo da economia e dos empreendimentos de bem e serviço para rezar por ele. (…) A ideia é desenvolver um pequeno núcleo de serviço, pode-se levar um curso de Doutrina Social da Igreja, uma formação para empreendedores católicos, eventos motivacionais e outras iniciativas. A Pastoral do Empreendedor não tem seu foco no CNPJ, mas no CPF, ela é para cuidar da pessoa empreendedora”.

O sacerdote explica que os ideais e valores da pastoral são: partilha, motivação a partir da fé, requalificação do trabalho, ambiente cristão a partir do empreendedor, sustentabilidade, cordialidade. “São valores cultivados em uma empresa inspirada nos valores cristãos”, acrescentou.

Leia mais
.: A publicidade e a propaganda na prática do empreendedorismo
.: Empreender exige pensar estrategicamente
.: O gerenciamento de projetos aplicado na prática do empreendedorismo
.: Como obter sucesso financeiro empreendendo

Godri comenta que a pastoral incentiva os empreendedores a perceber que é possível ser honesto e ao mesmo tempo crescer, é possível ser um empreendedor e ser um empreendedor cristão, gerando empregos, pagando impostos. O lema da Pastoral do Empreendedor foi dado, segundo o vice-coordenador, pelo arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que é: “Ser a presença de Jesus, o Bom Pastor, na vida dos profissionais”.

“Há uns 15 anos o Monsenhor Jonas rezou por mim e disse que me via cuidando de empresários e empreendedores católicos, então foi uma profecia do Monsenhor Jonas que agora está se realizando. Conheci frei Soares e padre Joãozinho e me uni a eles neste projeto”, revelou.

Para empreendedores e futuros empreendedores católicos

A Pastoral do Empreendedor é destinada também aos católicos que não são empreendedores, mas que têm o desejo de empreender. “Alguns conselhos que eu dou para quem quer começar a empreender primeiramente é procurar conhecimento. As grandes ideias e os grandes negócios dependem de paixão e da resolução de problemas para as pessoas. Fazer o que gosta, ter paixão é algo fundamental para quem quer empreender. Quem empreende pensando somente no lucro não vai longe, desiste, se torna uma pessoa frustrada, mesmo que financeiramente bem-sucedida”, aconselha Godri.

Leia mais
.: Empreendedores são visionários, diz especialista
.: O empreendedorismo e a responsabilidade ambiental

O vice-coordenador da pastoral alerta que começar a empreender é assumir riscos calculados, ter a coragem de começar pequeno e a ousadia de pensar grande, entender que nem sempre as condições estarão favoráveis, mas que é preciso coragem. “Empreender é entender que eu posso ajudar as pessoas através do meu negócio e ter um lucro honesto. O empreender católico não tem medo do lucro, e sim do que o lucro pode fazer com ele, de servir o dinheiro. O empreendedor católico faz do dinheiro o seu servo, nunca do dinheiro como seu senhor”.

Veja
.: Empreendedorismo requer capacitação e conhecimento pra não ter prejuízo

Concluindo, padre Joãozinho reforça a importância e motivação dessa Pastoral. “A fé pode ser fermento na massa, a fé é sal da terra e luz do mundo. O cristão é chamado a ser fermento, sal e luz e é isso que busca a Pastoral do Empreendedor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo