Solidariedade em Mianmar

Paróquias em Yangon ajudam famílias pobres na pandemia

Iniciativa da Igreja católica local busca garantir a segurança alimentar de mais de 1000 famílias pobres durante a pandemia de covid-19

Da Redação, com Agência Fides

As paróquias católicas da arquidiocese de Yangon, em Mianmar, se comprometeram para alimentar ao menos 50 famílias pobres em cada paróquia durante os próximos três meses. O objetivo é garantir a segurança alimentar a mais de 1000 famílias pobres durante a pandemia de coronavírus, como afirma um comunicado da Igreja local que destaca que, “enquanto o país luta contra a crise de saúde pública, a Igreja está aumentando sua resposta e contribuição para o bem comum”.

A iniciativa social e humanitária se soma à já lançada, de colocar à disposição seminários, instituições e estruturas eclesiais como centros de quarentena para pacientes eu testaram positivo para a covid-19.

Desde os primeiros dias da pandemia, a Igreja Birmânia distribuiu equipamentos de proteção pessoal, alimentos e ajuda humanitária para as comunidades mais pobres de todo o país, também graças ao apoio recebido de diversos organismos internacionais.

Os bispos católicos de todo o país estão tratando de arrecadar recursos e fundos para ajudar as pessoas necessitadas, dando prova de solidariedade em nível material, mas também moral e espiritual. Bispos de diferentes dioceses pediram a padres, religiosos e leigos que continuem o trabalho de orientação pastoral e espiritual, especialmente graças à internet, e conselhos a pessoas em dificuldade para enfrentar os desafios da pandemia.

“A Igreja acompanha as pessoas e as ajuda a esperar a superação da crise atual”, afirma a mensagem da arquidiocese de Yangon, recordando que “a compaixão é uma religião comum em tempos difíceis para todos”.
A mensagem destaca ainda que toda ajuda que se oferece aos pobres e vulneráveis, em nome da caridade de Cristo, é uma contribuição ao bem comum e à nação. Acrescenta-se ainda que a pandemia poderia agravar ainda mais os problemas políticos e econômicos do país, que se prepara para as eleições nacionais em novembro. Assim, a mensagem da Igreja Católica de Yangon sublinha a necessidade de colocar fim a todas as formas de conflito para que todos possam trabalhar juntos pela paz e prosperidade de Mianmar e lutar contra o inimigo comum que é o coronavírus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo