PROTEGENDO A VIDA

Parolin: fraternidade e esperança são as chaves para saída das crises

O Secretário de Estado do Vaticano falou sobre questões como a doutrina social da Igreja, a pandemia, o suicídio assistido e o processo sinodal

Da redação, com Vatican News

O Cardeal Pietro Parolin / Foto: Vatican News

Durante as pandemias, nossas vidas “são entrelaçadas e sustentadas por pessoas comuns, que sem dúvida escreveram acontecimentos decisivos em nossa história compartilhada”. O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, fez esta observação em sua homilia na missa de domingo, 28, na Catedral de Verona, na Itália, oportunidade em que encerrou o XI Festival de Doutrina Social da Igreja. O Festival, realizado de 25 a 28 de novembro, teve como tema “Ousado na esperança — Criativo com coragem”.

Ensino social da Igreja

Mais tarde, em entrevista ao Vaticano News, o Cardeal Parolin voltou a referir-se ao tema. Um dos caminhos que inspiram esperança é a Doutrina Social da Igreja, porque oferece não só caminhos de reflexão, mas também “os critérios de julgamento, as indicações e as linhas de ação” para avançar nos temas que dizem respeito a todos. A Doutrina Social, disse ele, é um ponto de referência não só para aqueles que creem, mas também para os que não acreditam, porque questões como paz, emprego, desenvolvimento, vida civil e comum e política são áreas de interesse de todos.

A pandemia

Falando a respeito do tempo do Advento que acaba de começar, em meio à pandemia ainda em curso, o Secretário de Estado do Vaticano disse que há necessidade de um compromisso e responsabilidade constantes no que diz respeito à vacina e à busca por curas mais adequadas. No entanto, “os nossos esforços não podem ser frutíferos” a não ser “nos abrindo cada vez mais a Ele e à sua vinda, à sua graça e ao seu poder”. “Daí a dupla direção: o esforço do homem, que nunca pode faltar, mas, ao mesmo tempo, contando com a graça do Senhor”.

Suicídio assistido e sofrimento

O cardeal também expressou preocupação com a questão da eutanásia, ou suicídio assistido, na Itália, em que o debate está esquentando após um comitê de ética na região italiana de Marche dar a luz verde para aquele que será o primeiro caso de suicídio assistido legal do país.

“Hoje, vivemos em uma sociedade cada vez mais descristianizada, em que a referência ao valor infinito da vida está cada vez mais ausente. O religioso destacou a necessidade de os cristãos “insistirem na visão antropológica da fé, que vem do Evangelho, que é condição para salvaguardar a dignidade de cada pessoa”. “Se defendemos estes valores, é porque estamos convencidos de que são uma condição indispensável para defender, promover, proteger e desenvolver a dignidade concreta de cada pessoa. Não a pessoa abstrata, mas uma pessoa concreta”. Isso, disse ele, deve ser feito antes de tudo por meio do exemplo.

Referindo-se à Carta Apostólica Salvifici doloris de São João Paulo II, o Cardeal Parolin destacou a necessidade de fazer o bem através do sofrimento. Alguém que sente dor, mesmo aquele que passa por um sofrimento extremo a ponto de pensar em acabar com a vida, disse ele, pode dar sentido ao sofrimento. “Se não houver sentido, o sofrimento é incompreensível, o sofrimento torna-se insuportável”, disse.

Vacinação

Ao ser questionado sobre os protestos de vacinação anti-Covid-19 na Itália e em outras partes da Europa, o Secretário de Estado do Vaticano reiterou o apelo do Papa Francisco ao “senso de responsabilidade” das pessoas. “Muitos clamam pela liberdade”, disse o cardeal, “mas a liberdade sem responsabilidade é vazia; na verdade, torna-se escravidão”.

Parolin disse ainda que é responsabilidade consigo mesmo, porque vemos como as pessoas “No Vax” (sem vacinação) são afetadas pela doença. Acima de tudo, é a responsabilidade para com os outros, que o Papa lindamente descreveu como um ato de amor.

Processo sinodal

O cardeal Parolin também abordou a questão do processo sinodal de dois anos em curso em todo o mundo que o Papa Francisco inaugurou em 10 de outubro. Ele disse que os ensinamentos do Papa fornecem indicações precisas para que não permaneçamos prisioneiros, ou mesmo vítimas, do atual clima de pouca esperança e desânimo, mas pode levar a situação nas mãos, sempre na dinâmica da “graça de Deus e do esforço do homem, e seguir em frente”.

O purpurado afirmou que este envolvimento de toda a Igreja na escuta, na corresponsabilidade e na participação na sua missão pode ser uma indicação muito precisa para enfrentar o tempo presente e dar esperança também às nossas situações.

O apelo do Papa à fraternidade na encíclica Fratelli tutti, assinalou, é uma indicação fundamental ao nível da sociedade em geral, como uma saída para a crise em que nos encontramos – porque ninguém se salva sozinho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo