Igreja no Brasil

Papa nomeia novo bispo para a diocese de Caçador (SC)

Padre Cleocir Bonetti assumirá governo pastoral da diocese de Caçador, que estava vacante desde junho de 2020

Da Redação, com CNBB

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 30, um novo bispo para a diocese de Caçador (SC). Padre Cleocir Bonetti foi o nomeado pelo Papa Francisco. Ele sucederá Dom Severino Clasen, que em 1º junho de 2020 foi nomeado arcebispo de Maringá. Desde então, a diocese estava vacante.

Atualmente, padre Cleocir é vigário geral da diocese de Erexim (RS), função que exerce desde 2016. Também é coordenador da cúria diocesana.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a nomeação de padre Cleocir para a diocese catarinense. A entidade agradece ao Papa “por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Sul 4 da CNBB”.

“Desejamos que seu ministério como bispo da diocese de Caçador seja profícuo em bênçãos e frutos!”, informa a mensagem da presidência da CNBB.

Biografia

Nascido em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS), padre Cleocir ingressou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), para fazer sua formação propedêutica.

Foi ordenado padre em 6 de fevereiro de 1999, na matriz da paróquia São Valentim, em São Valentim (RS). Possui pós graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Conceição, de Viamão (RS) e mestrado em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, concluído em 2008.

Em 1998, exerceu as funções de assistente, coordenador pedagógico e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS). No mesmo local, foi formador e professor de 1999 a 2001. Também exerceu a missão de vigário paroquial da paróquia São Cristovão, na mesma cidade, de 2002 a agosto de 2005. Em 2009, assumiu a formação dos teólogos e filósofos em Passo Fundo (RS).

Foi pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Barão de Cotegipe, em 2014, e exerceu a mesma função na paróquia São Tiago de Aratiba tendo sido também diretor da rádio Aratiba, em 2015.

O monsenhor também possui experiência de atuação como professor no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, hoje Itepa Faculdades, do Curso de Servidores de comunidades da diocese de Erexim e do Curso de Teologia para leigos da Itepa Faculdades.

Foi representante do clero, do Regional Sul 3 da CNBB, representante do clero da diocese de Erexim. É membro da atual Presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), da Pastoral Presbiteral da diocese de Erexim. Também coordenou, na diocese, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, foi membro do Conselho Econômico, do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros e capelão das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família e do Lar de Idosos de Erechim.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo