Episcopado brasileiro

Papa nomeia bispos para diocese de Roraima e arquidiocese de Brasília

Diocese de Roraima estava vacante desde fevereiro do ano passado; arquidiocese de Brasília ganha novo bispo auxiliar

Da Redação, com CNBB

O Vaticano anunciou novidades para o episcopado brasileiro nesta quarta-feira, 25. O Papa Francisco nomeou um novo bispo para a diocese de Roraima (RR) e um bispo auxiliar para a arquidiocese de Brasília (DF).

Dom Evaristo / Foto: Facebook Prelazia do Marajó

Em Roraima, quem assume o governo pastoral é Dom Evaristo Pascoal Spengler, atual bispo da prelazia de Marajó (PA). A diocese de Roraima estava vacante desde fevereiro de 2022, após a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de Cuiabá (MT).

Já em Brasília, a novidade é um novo bispo para auxiliar Dom Paulo Cezar Costa no governo arquidiocesano. O nomeado pelo Papa é o padre Denilson Geraldo, da Congregação dos Sacerdotes do Apostolado Católico, mais conhecida como ‘Palotinos’.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou ambos os bispos nomeados pela nova missão que assumirão.

Dom Evaristo Pascoal Spengler

Dom Evaristo Pascoal Spengler é da Ordem dos Frades Menores, tem 63 anos de idade e 38 de sacerdócio. É especializado em Bíblia e pós-graduado em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém.

Na trajetória sacerdotal, atuou como vigário nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, de 1984 a 1985; Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias, de 1985 a 1991; Nossa Senhora da Conceição, na diocese de Nova Iguaçu, de 1995 a 1996. No período de 2001 a 2010, esteve em missão em Angola, na África.

Foi presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, de 2003 a 2006. Exerceu a função de vice-mestre de estudantes de Teologia em Imbariê, Duque de Caxias, de 2013 a 2015, e definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil da Ordem dos Frades Menores de 2012 a 2015. Em 2016, foi eleito vigário provincial da mesma Província.

Em 1º de junho de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo prelado da prelazia de Marajó (PA), sucedendo a Dom José Luis Azcona Hermoso. Em 9 de junho de 2022, foi eleito presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil). Dom Evaristo também preside a Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB.

Padre Denilson Geraldo

Padre Denilson Geraldo / Foto: Jornal O São Paulo

Padre Denilson Geraldo é paranaense de Cornélio Procópio e tem 53 anos de idade. É membro da Sociedade do Apostolado Católico (padres e irmãos Palotinos) e foi ordenado padre em 1997. É mestre em Direito Canônico pela faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (2002) e doutor pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2009).

Atualmente, é professor titular na faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, professor convidado no Instituto de Direito Canônico Santa Catarina e no Instituto de Direito Canônico de Londrina. Ele também dirige o instituto de pesquisa histórica San Vincenzo Pallotti de Roma e está concluindo o curso de jurisprudência no Tribunal da Rota Romana. É editor das revistas Scientia Canonica e Apostolato Universale.

Foi vigário e, depois, administrador na paróquia Santa Bibiana, em Martinópolis, diocese de Presidente Prudente (SP), de 1997 a 1999. Na arquidiocese de São Paulo, foi pároco da paróquia São João Batista do Carrão, de 1999 a 2007, vigário e administrador da paróquia Santo Antônio de Lisboa e capela Regina Mundi, de 2009 a 2016.

Foi juiz no Tribunal Eclesiástico de primeira instância, de 2009-2013, e membro do Conselho Geral da Sociedade do Apostolado Católico, de 2016 a 2022. Também foi membro do conselho da província São Paulo Apóstolo; professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com diversas funções administrativas, professor na UNISAL (Salesianos) de São Paulo e na Faculdade São Bento (Mosteiro Beneditino) de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo