Viagem apostólica

Papa impulsionará pacificação no Sudão do Sul, comenta bispo local

Dom Christian Carlassare expressa alegria pela anunciada visita de Francisco ao país da África Oriental em julho próximo

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

Alguns dias após a viagem apostólica do Papa a Malta, o olhar se dirige agora para o próximo destino de Francisco: o Sudão do Sul.

Programada para ser iniciada no dia 5 de julho e concluída no dia 7, a visita ao país será “o cumprimento de uma ação iniciada pelo Pontífice há muito tempo para pedir a paz para este país”. Esta é a convicção de Dom Christian Carlassare, bispo da diocese sudanesa de Rumbek, cuja ordenação episcopal e posterior cerimônia de posse ocorreu no dia 25 de março passado.

Perdão e esperança na África Oriental

O prelado sabe bem como é difícil levar a paz a esta nação da África Oriental devastada por anos de luta tribal e política, mas também enormemente provada pela pobreza extrema. Ele experimentou ódio e violência sobre a sua pele quando, na noite de 25 de abril do ano passado, foi baleado nas pernas em um ataque realizado logo após o anúncio de sua nomeação como bispo de Rumbek. No entanto, Dom Carlassare nunca perdeu a esperança:

“Para mim, reiniciar significa perdoar, porque sem o perdão não haveria reinício. A misericórdia, por outro lado, torna-se a capacidade de estabelecer relações e reconstruir relações de onde foram interrompidas”, afirma.

A visita do Santo Padre é, portanto, parte dessa profunda esperança. A visita do Papa, explica o bispo, “dará um importante impulso ao processo de paz que afetará todas as comunidades, especialmente as mais frustradas e marginalizadas”.

Para o bispo, a presença de Francisco será também um estímulo para a Igreja local empenhada em curar as feridas da população: “Será um grande estímulo para que a Igreja seja um verdadeiro instrumento de reconciliação e de paz através das muitas obras já presentes no país: desde as de evangelização até as de promoção humana baseada no cuidado total do homem”.

Dom Christian Carlassare / Foto: Reprodução Youtube

Abraçando o Papa

Alguns dias antes de sua ordenação episcopal e cerimônia de posse, Dom Carlassare foi recebido pelo Papa Francisco no Vaticano.

“Foi uma grande alegria poder encontrar pessoalmente o Santo Padre. Foi um momento muito simples de grande harmonia no qual ele me disse algumas palavras essenciais: ‘Não tenha medo, o Senhor sempre o acompanha e o apoia’. A bênção que ele me deu é a de um homem que confiou no Senhor e está dando sua vida pela Igreja, e é por isso que eu a considero muito importante”, frisa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo