Episcopado

Papa Francisco nomeia novo arcebispo para Goiânia (GO)

Dom João Justino de Medeiros assumirá governo pastoral de Goiânia, sucedendo Dom Washington Cruz, que se torna arcebispo emérito

Da Redação, com CNBB

Dom João Justino / Foto: Arquidiocese de Montes Claros

O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 9, um novo arcebispo para Goiânia (GO): Dom João Justino de Medeiros Silva, atual arcebispo de Montes Claros (MG). Francisco aceitou a renúncia apresentada pelo então arcebispo, Dom Washington Cruz, por motivo de idade, e que agora se torna bispo emérito.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Dom João Justino pela nova missão. “Desejamos que Nossa Senhora Auxiliadora ilumine este seu novo ministério como arcebispo da arquidiocese de Goiânia”.

A entidade também agradeceu pelo ministério episcopal de Dom Washington Cruz. “Agradecemos também imensamente a sua contribuição à Igreja no Brasil, como bispo referencial da Juventude e como presidente do regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, na companhia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora”.

Dom João Justino

Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Natural de Juiz de Fora (MG), tem 54 anos de idade. Foi ordenado padre em dezembro de 1992 e bispo em fevereiro de 2012.

Dom João Justino foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB.

Em março de 2016, foi membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Dom Washington Cruz: arcebispo emérito

Dom Washington Cruz / Foto: Arquidiocese de Goiânia

Dom Washington Cruz é natural da cidade de Itabuna, no Estado da Bahia. Fez os primeiros votos religiosos na Congregação Passionista em 16 de janeiro de 1966. Nesse mesmo ano, foi para Roma, onde estudou por oito anos.

Sua ordenação sacerdotal foi em 25 de julho de 1971, na catedral de São José, em Itabuna Bahia, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, bispo Passionista. Em seguida, voltou para Roma e conclui seus estudos em 1974, quando regressou definitivamente ao Brasil.

Seu primeiro campo de trabalho foi sua cidade natal, onde permaneceu por 2 anos e meio como pároco da paróquia Santa Maria Goretti. Em 1976 foi para Jequié, como coordenador das Missões Populares. Lá permaneceu até março de 1978, quando foi transferido para Salvador, como pároco da paróquia Boa Viagem e formador dos jovens passionistas, onde ficou até a sua nomeação como bispo.

Exerceu também a função de coordenador do Zonal VI (Regional Pastoral da Cidade Baixa), Salvador Bahia. Em 25 de fevereiro de 1987, foi nomeado bispo para a diocese de São Luís de Montes Belos, em Goiás, no regional Centro Oeste. Sua ordenação episcopal foi em 9 de maio de 1987, na catedral de Salvador-Bahia. E 7 de junho de 1987, tomou posse na diocese de São Luís de Montes Belos. Exerceu a função de bispo referencial da Pastoral da Juventude do regional Centro-Oeste, regional que também presidiu.

Em maio de 2002, foi nomeado arcebispo para a arquidiocese de Goiânia, tomando posse em 14 de julho do mesmo ano. Instituiu novas estruturas de serviço pastoral de evangelização, os Vicariatos Episcopais: Territoriais e Ambientais.

Na área da educação, Dom Washington Cruz dinamizou a Universidade Católica de Goiás que, em 2009, foi reconhecida pelo Vaticano como de direito pontifício. No cuidado com a formação presbiteral, consolidou o Seminário Maior, criou o Curso Propedêutico Santa Cruz e o Centro Vocacional São João Paulo II e possibilitou a construção do prédio do Instituto Santa Cruz de Filosofia e Teologia. Instituiu a Escola Diaconal Santo Estêvão, para a formação de diáconos permanentes e a Escola de Ministérios, que tem garantido a formação integral e permanente dos leigos.

O Sínodo Arquidiocesano de Goiânia foi outra iniciativa do pastoreio de Dom Washington Cruz. Após uma fase preparatória de três anos, foi realizado em sessões sinodais, no ano de 2012, seguindo os temas orientadores: Palavra, Liturgia e Caridade. O trabalho de síntese de todas as contribuições da assembleia sinodal sobre o pensar e o caminhar da Igreja em Goiânia foi apresentado em três documentos conclusivos de orientações pós-sinodais.

Dom Washington envidou esforços significativos na busca de recebimento de área urbana onde poderia ser edificada a nova Catedral Metropolitana. Recebeu em doação uma área com extensão significativa, localizada no Parque Lozandes, região mais elevada na topografia da capital, ao lado da BR-153 e próximo ao Paço Municipal. Os projetos arquitetônicos da nova Catedral encontram-se em fase adiantada e, tão logo seja possível, será dado início aos trabalhos que comportam a edificação.

Grande ênfase também foi dada à ação social da Igreja arquidiocesana, com o fortalecimento das pastorais sociais na arquidiocese. Implantou a Feira da Solidariedade que foi realizada em oito edições anuais e agora se integra à Jornada da Cidadania, junto com a PUC Goiás. Foi também sob seu pastoreio que o Santuário do Divino Pai Eterno alcançou o reconhecimento pontifício e tornou-se Basílica Menor.

No dia 24 de maio de 2021, na véspera de completar 75 anos, dom Washington comunicou que enviaria ao Papa Francisco seu pedido de renúncia. Seu desejo é permanecer, como arcebispo emérito, em Aparecida de Goiânia, na grande região metropolitana da capital de Goiás.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo