Igreja no Brasil

Papa Francisco nomeia bispos para dioceses do Paraná

Arquidiocese de Cascavel recebe um novo bispo auxiliar; para Cornélio Procópio, Papa nomeou como novo bispo padre Marcos José dos Santos

Da redação, com CNBB

O novo bispos, padre Marcos José, e Dom Aparecido Donizeti /Fotos: CNBB

A arquidiocese de Cascavel receberá como novo bispo auxiliar Dom Aparecido Donizeti de Souza. A outra novidade é para a diocese de Cornélio Procópio, que terá como novo bispo o padre Marcos José dos Santos.

Em Cascavel, Dom Aparecido auxiliará o governo pastoral de Dom Adelar Baruffi, arcebispo local. Já em Cornélio Procópio, o Papa aceitou a renúncia de Dom Manoel João Francisco, que agora se torna bispo emérito. Ele foi o quarto bispo da diocese de Cornélio Procópio (PR) e, atualmente, é o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB.

Palavra CNBB – saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação pelas nomeações. A Dom Aparecido, a presidência da CNBB ofereceu uma reflexão do Papa Francisco de 2018.  “Graças à efusão do Espírito Santo, o bispo é configurado a Cristo Pastor e Sacerdote. É chamado a ter os lineamentos do Bom Pastor e a tomar para si o coração do sacerdócio”.

A CNBB também acolheu Monsenhor Marcos José dos Santos como novo membro da Conferência Episcopal. A ele, destacou as palavras do Papa na constituição apostólica Praedicate Evangelium: “A Igreja cumpre o seu mandato sobretudo quando dá testemunho, com palavras e obras, da misericórdia que ela mesma recebeu gratuitamente.”

E ao novo bispo emérito, Dom Manoel João, a gratidão da CNBB. “Ao iniciar esta nova etapa de seu ministério episcopal, como bispo emérito, receba os nossos cumprimentos repletos de gratidão por tudo que tem doado à Igreja no Brasil”.

Biografia do padre Marcos José

Padre Marcos José dos Santos é natural de Lupionópolis (PR). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (1993-1995) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (1996-1999). Tem mestrado em espiritualidade (2005) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 12 de fevereiro de 2000, na paróquia Cristo Rei, em sua cidade natal.  Foi animador vocacional diocesano (2000-2003); vigário paroquial na Paróquia Sagrados Corações, em Londrina (2001); e reitor do Seminário Propedêutico São José, de Londrina (2002-2003 e 2007). Também atuou como diretor espiritual, no Seminário Teológico Paulo VI, em Londrina (2006); coordenador da Ação Evangelizadora (2008-2013); pároco na Paróquia São João Paulo II, em Londrina (2014-2016); e vigário-geral da arquidiocese, de 2015 a 2017.

Biografia de Dom Aparecido

Dom Aparecido Donizeti de Souza nasceu em Ibiaci, distrito de Primeiro de Maio (PR). Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1992 e cursou mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Na diocese de Cornélio Procópio (PR), exerceu diversas atividades em paróquias e seminários, além de assessorias pastorais. Foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Porto Alegre no fim de 2015, onde exercia a função de bispo referencial para o Vicariato de Gravataí.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo