Nota oficial

Papa erige canonicamente a Conferência Eclesial da Amazônia

Conferência Eclesial da Amazônia foi erigida como pessoa jurídica pública eclesiástica, com a missão de promover a ação pastoral comum das circunscrições eclesiásticas da Amazônia

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Imagem aérea de barco cruzando o Rio Amazonas / Foto: fabiomeirelles by Getty Images

O Papa Francisco erigiu canonicamente a Conferência Eclesial da Amazônia, comunica uma nota da Congregação para os Bispos nesta quarta-feira, 20.

A nota explica que o documento final do Sínodo sobre a Amazônia propunha a criação de um “organismo episcopal permanente e representativo que promova a sinodalidade na região amazônica”. Em assembleia em junho de 2020, os bispos interessados pediram à Santa Sé que se erigisse de forma permanente a Conferência Eclesial da Amazônia.

Leia também
.: Bispo sobre Conferência da Amazônia: Igreja próxima dos povos indígenas

O Papa Francisco encarregou, então, a Congregação para os Bispos de seguir e acompanhar de perto esse caminho, prestando toda ajuda para dar ao organismo uma fisionomia adequada. No dia 9 de outubro, o Santo Padre recebeu em audiência o prefeito da Congregação, Cardeal Marc Ouellet, e erigiu canonicamente o organismo, como pessoa jurídica pública eclesiástica.

Com esse passo, Francisco designou à Conferência o escopo de promover a ação pastoral comum das circunscrições eclesiásticas da Amazônia. Também a tarefa de incentivar uma maior inculturação da fé neste território.

“Os Estatutos do novo organismo serão submetidos ao Santo Padre para a necessária aprovação ao término de seu estudo”, conclui a nota da Congregação.

Leia também
.: Vaticano apresenta exortação do Papa sobre o Sínodo para a Amazônia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo