Telegrama

Papa envia pesar pela morte do cardeal Jorge Medina Estévez

Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino, cardeal Jorge Medina Estévez, faleceu ontem no Chile

Da redação, com Vatican News

Nesta segunda-feira, 4, será realizado, na Catedral Metropolitana de Santiago do Chile, o funeral do Cardeal Jorge Medina Estévez, bispo de Rancagua, Valparaíso, que faleceu dia 3 de outubro aos 94 anos. Uma longa vida dedicada ao serviço da Igreja e da Santa Sé pela qual ocupou numerosos cargos importantes, em particular o de Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e de cardeal protodiácono, função com a qual anunciou publicamente o nome de Bento XVI, eleito em 19 de abril de 2005, impondo-lhe depois o Pálio Petrino na cerimônia de início de seu Pontificado em 24 de abril de 2005.

Telegrama do Papa

O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar pela morte do Cardeal Jorge Arturo Medina Estévez endereçado a Dom Alberto Ortega Martin, Núncio Apostólico no Chile. Em seu telegrama, Francisco o recorda como “um dedicado prelado que, durante anos e com fidelidade, deu sua vida ao serviço de Deus e da Igreja universal também como Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”. Em seguida, escreveu: “Ofereço sufrágios para o descanso eterno de sua alma, para que o Senhor Jesus lhe conceda a coroa da glória eterna”.

Vida e formação

O Cardeal Jorge Arturo Medina Estévez nasceu em Santiago do Chile em 23 de dezembro de 1926. Na mesma cidade, completou seus estudos primários e secundários no Liceu Alemán e, antes de ingressar no Seminário Maior, frequentou a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Chile, obtendo o título de Bacharel em Letras e Biologia.

Sua ordenação sacerdotal foi em 12 de junho de 1954. No ano seguinte, formou-se em Teologia e começou a lecionar na Faculdade da Pontifícia Universidade Católica do Chile até 1994. Durante alguns anos, também foi reitor da Faculdade de Teologia e mais tarde pró-grão chanceler da Pontifícia Universidade, assim como Cônego Penitenciário da Catedral Metropolitana de Santiago e, durante alguns anos, juiz do Tribunal Eclesiástico de Santiago.

Em 1962, o Papa João XXIII o nomeou como especialista no Concílio Vaticano II, e essa nomeação lhe permitiu acompanhar todas as suas etapas e, em particular, algumas das comissões do Concílio, especialmente a teológica.

Foi eleito bispo titular de Tibili e, ao mesmo tempo, nomeado auxiliar de Rancagua, em 18 de dezembro de 1984, recebeu a ordenação episcopal no ano seguinte, na solenidade da Epifania, por João Paulo II na Basílica de São Pedro. Entre 1986 e 1987, foi administrador apostólico da diocese de Rancagua e depois bispo, antes de ser nomeado bispo de Valparaíso por João Paulo II em 1993.

Foi chamado para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em 21 de junho de 1996, quando João Paulo II o nomeou pró-prefeito da Congregação e, dois anos mais tarde, prefeito do dicastério, onde permaneceu no cargo até 2002. Nos mesmos anos, recebeu a púrpura: foi João Paulo II quem o criou cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 1998. Em 24 de fevereiro de 2005, foi nomeado protodiácono do Colégio dos Cardeais. Participou do Conclave de 18-19 de abril de 2005; como cardeal protodiácono, anunciou o nome do recém-eleito Bento XVI e na cerimônia de início de seu pontificado impôs o pálio Petrine em 24 de abril de 2005.

Atividades e prêmios

O Cardeal Jorge Medina Estévez escreveu numerosas publicações sobre eclesiologia, espiritualidade e direito canônico. Por sua participação no Concílio Vaticano II, o cardeal recebeu um doutorado honorário da Universidade de Notre Dame, Indiana, em 1996. Também seu ensinamento e publicações foram a base para a concessão do grau de Doutor Scientiae et honoris causa da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Foi também nomeado Capelão Honorário do Hospital Soberano e da Ordem Militar de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta.

Colégio dos Cardeais

Com o falecimento do Cardeal Jorge Arturo Medina Estévez, que não era eleitor, o Colégio Cardinalício é agora formado por 215 cardeais, 121 dos quais são eleitores e 94 são não-eleitores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo