Sexta-feira Santa

Papa confia às famílias meditações da Via-Sacra no Coliseu

Informação foi divulgada nesta quinta-feira, 7, pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé; Decisão do Papa ocorreu por ocasião do ano dedicado à família, que celebra os cinco anos da exortação “Amoris Laetitia”

Da redação, com Boletim da Santa Sé

/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

Os textos das meditações e das orações para as estações deste ano da Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu serão preparados por famílias ligadas a comunidades e associações católicas de voluntariado e assistência. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 7, pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

A decisão do Papa Francisco de confiar a preparação destes textos a estas famílias ocorreu por ocasião do ano dedicado à família. Neste ano, a Igreja celebra os cinco anos da exortação apostólica “Amoris Laetitia”.

As meditações serão feitas com base nas temáticas escolhidas, explicou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé. Ainda de acordo com Bruni, a cruz entre uma estação e outra será sempre transportada por alguma família.

Esta será a primeira vez que a Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma acontecerá após o início da pandemia da covid-19. O tradicional momento de reflexão e oração não foi realizado durante dois anos devido ao alto número de contágio e mortes pelo vírus.

A Via-Sacra no Coliseu acontece na noite do dia 15 de abril, às 21h15.

Tradição

A primeira Via-Sacra no Coliseu foi em 1750 com o Papa Bento XIV. Apesar disso, foi a partir do Papa Paulo VI, em 1965, que se tornou uma tradição.

Desde então, todos os Papas celebraram a Via-Sacra nos arredores de um dos maiores monumentos do mundo.

A cada ano, as estações que contam os últimos momentos da vida de Jesus até a sua morte na cruz são escritas por alguém ou por algum grupo de pessoas escolhido pelo Papa.

Essa pessoa ou grupo transporta essa meditação para temas da atualidade. Assim, a contemplação da Paixão e morte de Cristo são unidos às dores do mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo