Inclusão e solidariedade

Pandemia: bispos da Europa indicam caminhos para combate à pobreza

Apelo dos bispos é para o combate à pobreza que se multiplicou com a pandemia: “não deixar ninguém para trás”

Da Redação, com Vatican News

fome

Foto: Stas V by Getty Images

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) propôs uma série de recomendações para combate à pobreza que se multiplicou com a pandemia. A exortação dos bispos europeus, em nota, é para “não deixar ninguém para trás”.

“Ouvir o grito dos pobres no contexto da pandemia de covid-19 e da sua recuperação”, é a declaração da COMECE, em nota do presidente da Comissão para Assuntos Sociais do organismo, Dom Antoine Hérouard.

Leia também
.: Sonhar e construir juntos um amanhã pós-pandemia, pede Papa
.: Papa frisa soluções inclusivas e sustentáveis para um mundo melhor
.: Vida após a pandemia, segundo as palavras do Papa Francisco

O documento intervém sobre a difícil situação social gerada pela emergência sanitária. São propostas algumas boas práticas e recomendações às instituições sobre como reforçar a luta à pobreza na Europa, visando a reduzir a marginalização e promover uma maior inclusão integral.

Um ponto de atenção na nota é sobre a atividade da Igreja católica neste tempo de pandemia. A nota ressalta que a Igreja não deixou de oferecer seu apoio espiritual e material às pessoas em pobreza neste tempo, respondendo às suas necessidades mais urgentes. E traz também exemplos de “boas práticas” colocadas em ação em diversos lugares da Europa através de várias instituições e com o apoio de diversas redes Caritas e de parceiros nacionais, regionais ou locais.

As recomendações incluem: a) o reforço da assistência material e alimentar no âmbito dos financiamentos da UE; b) uma melhor mensuração da pobreza que corresponda à realidade atual; c) facilitar o acesso à habitação digna e acessível; d) prevenir melhor o superendividamento; e) promover um trabalho digno, uma educação de qualidade e a solidariedade.

“Qualquer reflexão e ação em relação ao combate à pobreza deve ter como objetivo reduzir a marginalização e reforçar uma inclusão mais integral, ou seja, a participação econômica, social e política”, indica Dom Hérouard.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo