Repercussão

Padre sobre tema do I Dia Mundial dos Avós: "uma promessa de Jesus”

Sacerdote comentou tema escolhido pelo Papa Francisco para a data; Celebração acontecerá pela primeira vez no domingo, 25 de julho

Julia Beck
Da redação

“Os idosos são o hoje e o amanhã da Igreja. Sim, eles são também o futuro de uma Igreja que, junto com os jovens, profetiza e sonha. Por isso, é importante que idosos e jovens conversem entre si”, diz Papa / Foto: Sabine van Erp por Pixabay

No dia 20 deste mês o Papa Francisco anunciou o tema do I Dia Mundial dos Avós. “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20).

O pároco da Paróquia Santa Luzia, localizada no Jardim Nordeste, em São Paulo, e Salesiano de Dom Bosco, padre Edson Donizetti Castilho, comentou sobre o tema:

“É extremamente importante. Ele recorda a promessa de Jesus que, ao retornar para o Pai, prometeu estar sempre conosco”.

Conduzir-se pela verdade do Ressuscitado

Segundo o sacerdote, o Espírito do Ressuscitado está entre nós. “Todos nós somos moradas vivas onde Ele, o Espírito, habita!”, complementou.

Leia mais
.: Papa institui primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
.: Cardeal: Dia dos Avós e Idosos é 1º fruto do ano Família Amoris Laetitia

Padre Edson reforçou que conduzir-se por esta verdade é fundamental para que dentro de todos reine a paz e a esperança.

Idosos na sociedade

A sociedade estabelece modelos de vida que nem sempre valorizam o idoso, constatou o presbítero. “E se ele estiver enfermo, menos ainda!”, pontuou.

A realidade é de um mundo da “descartabilidade”, ressaltou o padre, das relações líquidas, da tecnologia de ponta que muda de maneira alucinante, da valorização do imediato e do passageiro.

Leia também
.: Papa reza pelos idosos que têm medo por causa da pandemia

Isso, em geral, infelizmente, não combina com a idade avançada e as experiências por eles trazidas, destacou padre Edson.

Olhar de paciência

“Falta-nos paciência, capacidade de escuta, humilde generosidade para valorizar aqueles que, por conta dos anos vividos, têm um outro ritmo para caminhar e precisam de muita compreensão”.

Aos idosos, avós, enfermos, saber que são conhecidos e amados por Cristo Jesus que caminha com eles, traz um tipo de segurança que ultrapassa os limites daquilo que a sociedade pode oferecer, declarou o sacerdote.

Padre Edson Donizetti/ Foto: Arquivo Pessoal

Juventude e os idosos

Fazer referência aos jovens no ato de proclamação do I Dia Mundial dos Avós foi uma belíssima intuição do Papa, sublinhou o presbítero salesiano.

De acordo com padre Edson, existem três motivos pelos quais o Papa relaciona a juventude aos idosos.

Compreensão da família

O primeiro seria pelo fato dos jovens poderem crescer na compreensão da família como sendo um dom precioso de Deus, um dom que precisa ser cuidado e valorizado.

“Os avós, dentro de uma família, são aqueles que apontam com clareza para essa compreensão”, pontuou o sacerdote.

Novo olhar sobre a realidade

Outro motivo é o fato de conviver com os avós permitir que os jovens de hoje estabeleçam um novo olhar sobre a realidade.

Leia também
.: Papa Francisco fala do respeito aos avós e convida todos a rezarem pelos idosos

Deste modo é possível revisar valores que vêm sendo esquecidos, realizar encontros e aprendizados que não são imediatamente oferecidos pelas instâncias tão presentes no mundo tecnológico onde os jovens se encontram.

Envelhecer: lei da vida

Sobre o terceiro motivo, o presbítero frisou a relação entre jovens e idosos. “Se ela for serenamente honesta, os jovens logo terão em conta que ‘envelhecer’, ao menos do ponto de vista cronológico, é uma lei da vida e dela não se foge”.

Padre Edson sublinhou a importância de acolher os anos que passam e as limitações impostas pelo tempo ‘aprendendo’ com tudo isso.

“A experiência de vida é um ‘capital’ dos mais preciosos e na relação entre idosos e jovens ambos crescem”, comentou.

Os idosos, prosseguiu o sacerdote salesiano, ensinam que as dificuldades (até cruzes e sofrimentos!) fazem parte do caminho, mas podem ser superados com robustez de fé, inteligente caridade e viva esperança.

“A maior questão não é “envelhecer”, mas “como envelhecer”; e nisso há muito de decisão pessoal”.

Evangelização

“Os avós, os idosos em geral, estão sempre em constante atitude evangelizadora. Ensinam com a palavra e com os gestos”. É o que apontou padre Edson.

Eles parecem ter os olhos sempre “voltados para o essencial”, segundo o presbítero. Já não se permitem navegar por águas rasas e nem apreciam conviver com a superficialidade.

Leia mais
.: Sabedoria dos idosos deve ser valorizada, diz Papa à jovens de delegação
.: Papa destaca que idosos são indispensáveis: “são o futuro da Igreja”

Tal forma de levar a vida, explicou o sacerdote, não significa que sejam rudes, tristes, ranzinzas. A experiência que os avós e idosos trazem, marcada também por lutas e adversidades, os longos e severos invernos que enfrentaram, os cruéis desertos que atravessaram, fazem com que carreguem um fascinante brilho nos olhos.

“Os avós, os idosos em geral, estão sempre em constante atitude evangelizadora. Ensinam com a palavra e com os gestos” – Padre Edson Donizetti

Para padre Edson é preciso ter um pouco de paciência e humildade, mas conviver e ouvir amorosamente os avós e idosos é o mesmo que frequentar uma “escola da vida”.

Dessa relação, comentou o presbítero, brotam ricos aprendizados de fé, de enfrentamento e superação de problemas. “Os avós são, permanentemente, catequistas!”, afirmou.

Raízes de uma família

Os avós são como que as raízes dentro de uma família: eles trazem a força da tradição e história de uma experiência familiar, destacou padre Edson.

Com sabedoria, o sacerdote salesiano explicou que os idosos e avós ensinam os mais jovens a olhar para frente, estabelecer vastos horizontes, mas sem cair na ingenuidade de não perceber que os pés precisam estar aderentes à realidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo